A principal dúvida de quem acabou de ficar noivo é: quanto custa um casamento? Obviamente, esta não é uma pergunta tão simples de responder – vai depender de vários fatores. No entanto, para auxiliar os casais que estão no início desta jornada, a plataforma Lejour lançou a ferramenta calculadora do casamento, que possibilita aos noivos ver quanto custa o serviço de cada fornecedor.



calculadora do casamento
Noivos usando a calculadora do casamento

Quer saber mais sobre como calcular todos os custos de um casamento? Separei algumas dicas para ter uma boa estimativa e economizar na organização.

  • Use a calculadora para casamento online

Já pensou ter uma ferramenta na qual é possível calcular e prever todos os gastos de um casamento? Isso já existe e se chama “Calculadora do Casamento”. Criada pela plataforma Lejour, ela permite que os noivos tenham uma estimativa de gastos com todas as categorias de fornecedores do casamento.

Além disso, a parte mais legal, é que nesta calculadora você pode colocar o quanto deseja gastar com o casamento no total e ela já indica os fornecedores de cada categoria que estão dentro do valor. O cálculo baseia-se na porcentagem do quanto o casal precisará gastar em cada tipo de fornecedor, levando em conta o valor total do casamento.

Ainda, os noivos podem consultar, nesta ferramenta, informações essenciais e completas sobre os serviços, o que ajuda na seleção de fornecedores e evita a perda de tempo.

  • Organize os gastos

Está em dúvida sobre todas as tarefas que envolvem o planejamento do casamento e os gastos com cada fornecedor? A grande vantagem é que a calculadora do casamento pode fornecer todos os detalhes do quanto você precisará gastar com cada fornecedor.

Da mesma forma, vale baixar também checklist completo para seu casamento. Com ele, é possível saber tudo o que será necessário para o Grande Dia e colocar os gastos na ponta do lápis.

  • Defina um orçamento para o casamento

Acima de tudo, esta é uma conversa super importante para o casal que está planejando subir ao altar. Vocês precisam chegar a um acordo do valor que pretendem gastar com o casamento e estipular um teto para o orçamento.

Igualmente, o casal deve conversar sobre seus ganhos e despesas, como forma de definir um valor a ser utilizado para a realização do casamento.

  • Saiba como calcular os gastos com o casamento

A parte de alimentação e bebidas representa uma boa parte dos gastos de um casamento. Confira abaixo como calcular cada um dos itens:




controle de gastos no casamento
Controlando os gastos na ponta do lápis



Cálculos para a festa de casamento


Como calcular a quantidade de bolo no casamento?

- Se houver mesa de doces, 60 g por convidado.

- Se o bolo for a sobremesa principal, 100 g por pessoa.

Como calcular a quantidade de doces no casamento?

- 5 a 8 doces por convidado.

Como calcular a quantidade de espumante no casamento?

- 1 garrafa para cada 2 convidados.

- Se for só para o brinde, considera-se 1 garrafa para cada 6 convidados.

Como calcular o jantar de casamento por pessoa?

Vai depender do tipo de qual serviço os noivos pretendem contratar: buffet, empratado, canapés, finger food, ilhas gastronômicas, etc. Mas é possível fazer algumas estimativas:

- Coquetel: 20 canapés por pessoa.

- Almoço ou jantar: 500g por pessoa.



Casamento simples econômico
Casamento simples e econômico


  • Converse sobre dinheiro com seu noivo (a)

Não dá para entrar na vida a dois sem ter essa conversa. É essencial que os noivos tenham uma conversa franca e aberta sobre dinheiro – o quanto ganham, o quanto gastam, quais sonhos e metas pretendem cumprir a dois.

Pode ter certeza: tudo isso fará vocês dois ficarem ainda mais unidos e trará muita clareza para o relacionamento.

  • Saiba como economizar na organização do casamento

A pandemia fez com que muitos casais repensassem o formato para o casamento e até mesmo a lista de convidados, optando por reduzi-la. Aliás, este último item tem muito impacto no orçamento total do casamento, uma vez que muitos serviços cobram de acordo com a quantidade de pessoas.

Por isso, muitos casais têm optado por casamentos mais intimistas, como micro weddings, mini weddings e até mesmo elopements. Os pacotes para casamento também podem representar uma forma de economizar na festa.

Claro, outra dica importante: contrate uma assessoria de casamento. Este profissional poderá fornecer uma estimativa de quanto custará sua festa e ainda auxiliará na contratação de fornecedores de confiança.

  • Escolha a melhor forma para fazer os pagamentos do casamento

É comum alguns fornecedores oferecerem descontos à vista. Entretanto, durante a pandemia, com muitas empresas quebrando, talvez esta não seja a forma de pagamento mais segura.

Para evitar os juros embutidos em muitas parcelas, uma boa saída é fazer o pagamento em duas vezes – uma na assinatura do contrato e a outra perto da data do casamento.

Agora, se vocês querem praticidade e segurança nos pagamentos do casamento, uma ótima forma de fazer isso é através da ferramenta Lejour Pay. Para os casais que contratarem fornecedores através do Lejour, os boletos serão todos automatizados – uma mão na roda.

Além disso, esta ferramenta permite “parcelar a parcela”. Ou seja: se em algum momento os noivos estiverem mais apertados, eles poderão reparcelar o pagamento, deixando, inclusive, parcelas para depois da festa.

Juntamente com estas possibilidades, o sistema Lejour Pay ainda conta com o Programa Compra Garantida. Por meio dele, os casais pagam 5% a mais sobre o contrato e obtêm uma garantia. Caso o fornecedor apresente qualquer problema no dia do casamento, os noivos recebem o dinheiro de volta.

  • Acelere seus investimentos no casamento

Que tal reforçar suas economias para o casamento e conseguir alguns itens extras? Uma boa saída é buscar maneiras de investir seu dinheiro e multiplicar seus ganhos. Desta forma, você e seu (sua) noivo (a) poderão conseguir aumentar o orçamento e, quem sabe, até garantir aquele presente para os padrinhos que vocês tanto queriam, hein?

  • Tenha uma reserva de emergência

Talvez o nome pareça um pouco complexo, mas nada mais é do que ter uma reserva financeira para o caso de imprevistos. Especialmente neste cenário de pandemia, em que tudo se encontra extremamente incerto, o melhor é sempre ter um dinheirinho extra.

Caso alguma situação delicada ocorra, vocês ficarão mais tranquilos para resolvê-la, sem comprometer os planos do casamento.



casamento bem organizado
Casamento feliz e bem realizado


Lições para a vida a dois


Ao longo de todo o planejamento do casamento, vocês verão que esta fase é uma grande prévia da vida a dois. Juntos, vocês precisarão tomar várias decisões importantes, falar sobre dinheiro, estabelecer prioridades e adotar uma boa comunicação. E, como em todo relacionamento, em alguns momentos um dos dois terá que ceder.


Veja também o nosso artigo sobre como escrever os votos de casamento!