top of page

Como organizei o meu pedido de casamento



pedido de casamento
Pedido de casamento em 07/09/2020

O objetivo desse post é de ajudar pessoas que querem fazer um pedido de casamento, vou contar as lições e aprendizados do meu pedido de casamento e dar dicas sobre como organizar um pedido de casamento criativo, surpresa e o texto para o pedido de casamento.


O que falar na hora do seu pedido, talvez seja a coisa mais importante, mas é a última etapa, por isso está no final do texto, antes disso vamos falar sobre a organização em si, como encontrar pessoas para te ajudar, como fazer uma surpresa inesquecível.


Eu preciso que você leia até o final esse artigo, pra poder te dar todas as dicas, então vou colocar aqui o vídeo do meu pedido, o resultado final:




Eu e a Hellen nos conhecemos em 2017 em Ubatuba-SP, num hostel que nem existe mais na Rua Guarani, uma rua turística tradicional aqui da cidade.


Na época ela tinha uma lojinha de floricultura no Itaguá, bem próximo dessa rua onde nos conhecemos, e eu era supervisor comercial de uma fábrica de empilhadeiras, viajava o Brasil toda semana para vender máquinas e Ubatuba era o meu refúgio aos finais de semana.


Estávamos no início do nosso relacionamento, começando a nos conhecer melhor, e de repente veio a notícia da chegada do Gabriel. Inclusive eu recebi a notícia de que seria pai em julho de 2017, mesmo mês que eu perdi o meu pai, Alceu dos Santos.


Foi um chacoalhão na minha vida, uau, perdi o meu pai e ao mesmo tempo vou ser pai, que loucura é viver, coisas boas e ruins acontecem o tempo todo, numa intensidade alucinante.


Eu estava decidido, iria deixar minha carreira no mundo corporativo e viveria em Ubatuba perto da minha companheira e do meu filho. Então fomos ao cartório e oficializamos a nossa união.


Na sequência já passamos a usar alianças, pois nosso compromisso estava feito, já nos sentíamos casados 100% e estava oficializado.


O Gabriel chegou, poucos meses depois consegui me mudar pra Ubatuba e mergulhamos de cabeça no mundo dos casamentos, eu como celebrante de casamento e ela como assessora e cerimonialista. Graças a Deus as coisas estão indo bem, nunca nos faltou nada, nem noivos nem alegria pra viver essa vida dos sonhos.


Mas ainda assim eu sentia que precisava pedir a Hellen em casamento. Afinal, nós vivemos de casamento na praia em Ubatuba e não vamos ter o nosso? A Hellen já organizou vários pedidos de casamento na praia e não vai ter o dela?


Eu queria fazer o pedido, e sabia que a Hellen merecia ser pedida em casamento formalmente, no modo clássico, porque ela é super clássica, então lá fui eu sonhar com o pedido e começar a pensar como poderia ser.


Relato do meu pedido de casamento


Eu e a Hellen tínhamos contratado a fotógrafa Dayane para registrar o aniversário do Gabriel Henrique, nosso filho, que seria em março de 2020. Inclusive minha ideia original era pedir a Hellen em casamento nesse aniversário, com toda a família reunida.


Por conta do coronavírus, óbvio, tivemos que adiar a festa que teria muitas crianças e pessoas idosas reunidas e na época não se sabia muito sobre o Sars-cov-2. Então foi o mais prudente.


Ficamos com esse crédito, com a fotógrafa, e a Hellen decidiu marcar um ensaio família no dia 07 de setembro na cidade de São José dos Campos, para termos fotos profissionais juntos, um ensaio família.


Foi aí que eu tive a ideia, a fotógrafa já estará lá, então o registro está garantido agora só falta a aliança e isso por si só já seria um lindo pedido, mas eu queria algo a mais, tipo uma decoração, um lugar mais reservado. Então essas são as duas primeiras coisas que você precisa pensar, aliança e local.


Aliança para pedido de casamento


Você pode comprar as alianças de casamento e abrir a caixinha com elas na hora do pedido, não tem problema algum. Essa sem dúvida é a solução mais econômica e prática.


Outra opção é dar uma aliança “solitária” é assim que chamam a aliança de noivado, um lindo anel com pedras preciosas para ela usar e ter com ela para o resto da vida.


Existem várias opções na internet disponíveis, eu mesmo comprei essa aqui:



solitário pedido de casamento
Solitário topázio + diamantes. foto: Vivara


Recebi pelos correios, a caixa vem bem descaracterizada, na verdade eles colocam numa caixa enorme, e o papel que envolve ela é cinza. A nota fiscal tem que vir do lado de fora, por regras dos Correios.


Quando eu recebi disse pra Hellen, minha companheira, que já morava comigo, que era um suporte para o computador, risos, depois claro que contei tudo pra ela, mas é uma mentirinha pra não estragar a surpresa, senão não seria surpresa né.


local pedido de casamento
Pedido de casamento em SJC - Espaço Lagoon

Como escolher o local para o pedido de casamento?


Você tem que pensar num lugar bonito, romântico e ao mesmo tempo que seja surpresa para ela, porque tem que ter uma história por trás, senão ela vai desconfiar e pode acabar não sendo tão surpresa assim.


A arte do local romântico pode sair do plano se tiver a ver com a história de vocês. Por exemplo, é comum pedir a mão em casamento durante um show, quando os artistas tocarem a música de vocês.


Pense em lugares bonitos para o registro também, para as fotos, um possível vídeo precisa que o som ambiente seja tranquilo, então praias movimentadas com as caixinhas de som não são o ideal.


Você pode pedir ajuda e sugestões para os fornecedores que vai contratar para o pedido, tal como a decoração, fotografia, vídeo.


Eu sei o que você pensou, “como coordenar todo esse povo sem que ela descubra?” risos. Sim esse é um dos desafios do pedido a serem superados.


Eu usei um recurso muito simples e muito efetivo. Como eu sou do mundo dos casamentos eu já conhecia a Graziela Siqueira, cerimonialista em São José dos Campos, cidade onde seria o pedido e eu só falava com ela, e ela coordenou todos os fornecedores pra mim, alinhando tudo com eles, nos mínimos detalhes.


encontrar alguem
Enamorados

Quanto custa e como achar uma cerimonialista ou assessora pra te ajudar?


Os valores variam muito, mas vamos pensar juntos. Pessoas que trabalham com casamentos, trabalham aos sábados. Às vezes um casamento na sexta-feira à noite a às vezes um casamento domingo de manhã, mas todo mundo tem agenda cheia no sábado tarde/noite.


Então não planeje o seu pedido para sábado tarde/noite, senão você vai ter que pagar preço de casamento para todos os envolvidos. A não ser que você faça contato com eles uma semana antes e eles não tenham casamento para este dia escolhido, uma semana antes ninguém é contratado pra fazer casamento, a não ser emergências.


Faça um teste, vá no Instagram e digite a hashtag #casamento + a cidade onde você quer fazer o pedido. No meu caso por exemplo, estava organizando o pedido em SJC então usaria #casamentosjc na busca.


Vão aparecer milhares de posts, os mais relevantes e os mais recentes. Clique em alguns posts e abra a descrição dele, aquela parte escrita logo abaixo dele, clique em “mais”.


Provavelmente ali estará marcado todos os fornecedores como por exemplo a cerimonialista @grazielasiqueiracerimonial que me ajudou na organização do meu pedido.


Não precisa ficar adicionando nem curtindo as fotos, se sua companheira for ciumenta ela vai ver suas curtidas e pode suspeitar o que você está planejando, rsrsrs. Só mande uma mensagem direct, ou procure o mesmo fornecedor no Google que você vai achar o telefone.


Explique brevemente sua ideia, onde você pensou, mas que você aceita sugestões de local, que é um pedido de casamento surpresa, e que você quer ajuda para organizar tudo. Já diga o orçamento que você tem para tudo, assim ela já sabe se é possível, onde e com quais fornecedores. Lembrando que dia de semana deixa tudo infinitamente mais barato.


Você pode encontrar assim uma cerimonialista ou assessora de noivas pra te ajudar e todos os outros fornecedores.


Todo mundo vai fazer o maior esforço para participar desse momento, porque todos querem mais e mais noivos, e depois do pedido vocês se tornam oficialmente: NOIVOS.


sonhar com o pedido de casamento
"parece um sonho"

Sonhar com o pedido de casamento


Sonhar com o pedido de casamento é a primeira etapa da organização dele. Não sonhar, sonhar, literalmente, mas imaginar como pode ser o seu, pensando nos detalhes e no que é verdadeiramente importante pra você.


Desde que trabalhei na organização de eventos pela América Latina, num trabalho que tive como analista de relações institucionais, na ABIMAQ, passei a imaginar cada momento do evento que estou por fazer.


Por exemplo, você vai fazer o pedido, mas como vocês vão chegar? No seu carro? Já sabe onde vai estacionar o carro, se ela vai ver a decoração do carro ou não? A chave do carro no seu bolso durante o pedido vai fazer volume? Vai te incomodar? Onde vai ficar a chave do carro então?


Ela vem com olhos vendados ou olhos abertos até o local do pedido? O fotógrafo acompanha a caminhada ou fica lá esperando? E se estiver ventando? E se estiver chovendo no dia?


Deu pra pegar o que eu quis dizer com sonhar com o pedido de casamento? Pense em cada detalhe, assim o número de imprevistos vai ser menor, hahaha, e tenha profissionais do mundo dos casamentos ao seu lado, que costumam ser extremamente pontuais e competentes por já estarem acostumados com os casamentos que possuem um cerimonial muito rigoroso.


texto para pedido de casamento
Família feliz

Texto para o pedido de casamento


Vergonha e medo são os principais fatores que travam as pessoas na hora de falar em público, ou em momentos de fala que marcam toda uma vida.


Eu me preocupo quando eu falo em público quando estou cercado de pessoas que querem usar minhas palavras para o mal, que vão distorcer o que eu disse, por maldade mesmo. Eu já enfrentei esse tipo de situação muitas vezes no mundo corporativo e sobrevivi, risos.


Mas no pedido de casamento, ou nos votos de casamento, não tem uma pessoa ali que vai falar mal de você depois, que vai achar ruim, tudo é a emoção e todos vão entender se algo sair fora do previsto, então relaxe e curta o momento.


Ok, mas o que falar no pedido de casamento? Tem algum texto pronto?


O único texto pronto que existe é “Fulana(o), você aceita se casar comigo?”.


De resto o que vai emocionar sua companheira, seu companheiro, é falar sobre aquilo que vocês viveram, o que vocês superaram juntos, e o que você quer viver com a outra pessoa, no futuro, e por isso vocês precisam se casar.


Não adianta ler poesia, cuspir fogo, risos, o que vai valer mesmo é a sua verdade, sua autenticidade, seus sentimentos verdadeiros e ela, ou ele, vai saber se você está falando a verdade ou não.


Imprevistos que podem acontecer


No meu aconteceu um imprevisto e quero relatar aqui para que você pense no que pode acontecer no seu e como manobrar a situação da melhor forma possível.


O Gabriel chorou mesmo estando com a madrinha. Pensei em cada detalhe, sabia que o Gabriel estaria conosco e por isso mesmo chamei a madrinha dele, alguém que a Hellen confia cegamente o filho, assim ela poderia ficar tranquila, e eu também.


Mas num local reservado do Espaço Lagoon, com as duas madrinhas, inclusive, a de consagração estava lá também, ele chorou e começou a me chamar, a Hellen ouviu e

encontrou todos eles juntos.


Ela ficou primeiro brava, porque pensou que eu tinha deixado o Gabriel com estranhos e depois quando viu quem era, ficou nervosa pois sabia o que iria acontecer.


Mas uma criança de 2 anos e 6 meses não se controla, ninguém controla ela, e ela mesmo não controla as emoções. O Gabriel viu o pai saindo, pra longe e chorou, um sentimento autêntico de criança, não ficar sem os pais. Faz parte, e fez parte do nosso pedido e tudo bem.


Então mesmo com imprevistos nada pode estragar esse momento de vocês. Eu andei até a Hellen e a chamei, ela veio caminhando de mãos dadas e fomos até a decoração, onde fiz o pedido conforme o vídeo lá em cima desse post.


pedido de casamento surpresa
Pedido de casamento foi surpresa

Como fazer pedido de casamento surpresa


Tem que ter a ver com a história de vocês, algo que seja normal de acontecer, algo que ela aceite como normal para não desconfiar tanto e nem tão rápido.


Então use a abuse dos recursos de busca no Instagram para encontrar pessoas para te ajudar e pense numa historinha pra contar pra ela. Algo que faça sentido com você.


Por exemplo se você nunca gostou de tirar fotos, não diga que contratou um fotógrafo pra um ensaio romântico de vocês e por isso precisam ir até tal lugar. Mas diga que o pessoal do trabalho (pessoas com quem talvez ela não tenha contato, para confirmar a história) marcou um jogo de futebol lá no lugar e que vai ter um churrasco pras mulheres acompanharem a partida, etc etc, vai fazer muito mais sentido.


Espero que esse post tenha te inspirado a fazer o seu pedido de casamento e que seja um sucesso para todos vocês!


Se quiser fazer um pedido na praia, veja esse pacote de pedido de casamento na praia.

bottom of page