Como celebrante profissional de casamentos, separei 3 modelos de texto para cerimônia de casamento com o intuito de ajudar pessoas que foram convidadas a celebrar um casamento, por amigos ou familiares.


Depois de ter celebrado mais de 150 casamentos eu percebi que a afinidade com o casal é fundamental para que a cerimônia flua de uma maneira orgânica, e de acordo com o sonho do casal.


E por conta dessa afinidade com os noivos, muitas pessoas são convidadas a celebrar o casamento, a fazer um discurso de casamento, para os noivos.


Na maioria das vezes são amigos ou familiares do casal, que participam ativamente da história deles, pessoas que falam bem em público, mas que nunca celebraram um casamento.


Se você é esta pessoa, se você foi convidado a celebrar um casamento de amigos e familiares, e não quer fazer feio, não quer passar vergonha, ou não quer deixar a desejar, você chegou ao lugar certo.


Porque eu, Daniel Santos, não tenho um curso para celebrantes profissionais, eu não ofereço uma formação para quem quer ser celebrante.


Eu ofereço um método eficiente e comprovado para montar uma cerimônia bacana para seus familiares e amigos, esse método já foi usado por mais de 400 pessoas, e você pode ter acesso a ele clicando em kit de cerimônias de casamento aqui!


Mas se você já tem uma noção de como celebrar o casamento e só está procurando algumas ideias novas, vamos ao prometido no início desse artigo, vamos aos 3 modelos de texto para cerimônia de casamento.


Se você chegou até aqui porque foi convidado(a) a celebrar um casamento, leia também este artigo: "Como Celebrar Um Casamento".



Índice do artigo:

Modelo 1 - Cerimônia de Casamento Social na Praia

Modelo 2 - Casamento civil formal

Modelo 3 - Como Construir sua Própria Cerimônia

Roteiro para Celebrante de Casamento

Msg de Casamento para Amigos

Quais são os rituais simbólicos mais comuns?

Ritual das Areias

Ritual das Velas

Ritual do Plantio de uma Árvore



Modelo 1 - Cerimônia de Casamento Social na Praia


Nesse vídeo você consegue ver como é realizado uma cerimônia de casamento social na praia, com muitas dicas úteis e relevantes que eu preparei para quem vai celebrar um casamento pela primeira vez.


Se você estiver vendo este artigo pelo celular, pode ser que o vídeo não carregue, então você pode digitar no Youtube "como celebrar um casamento em 7 passos" ou pode clicar aqui para assistir.



Como visto acima, um casamento na praia segue o modelo mais informal, mais baseado na história dos noivos e uma mensagem que fale da natureza que nos cerca, falando da praia, da areia, do mar, e qualquer elemento que esteja a nossa volta.


Pense nos elementos que estarão onde você vai celebrar o casamento.


Lá onde será a cerimônia de casamento, tem muitos bambus? Muitos eucaliptos? Vai ser na praia? Pense em incluir esses elementos no seu texto para cerimônia de casamento e com certeza as pessoas se sentirão tocadas.


As pessoas saberão que o texto que você preparou para a cerimônia é realmente personalizado, não foi copiado da internet.


Modelo 2 - Casamento civil formal