top of page

Todos os dias pessoas me escrevem dizendo que foram convidadas para celebrar um casamento e me pedem dicas de como celebrar uma cerimônia de casamento, se eu tenho um passo a passo, ou algo do tipo.


Sendo assim, eu decidi fazer esse post para que eu possa enviar às pessoas que me perguntam como celebrar um casamento.


Eu escolhi as 3 cerimônias de casamento mais populares, que são:


  1. Cerimônia Social de Casamento

  2. Casamento Evangélico

  3. Casamento Católico

  4. Cerimônia das Areias


Vamos então começar pelas cerimônias sociais que são mais simples.


cerimônias de casamento
Cerimônia de casamento social na praia

Cerimônias de Casamento Simples ou Social


As cerimônias de casamento simples, também chamadas de cerimônia social de casamento, são as celebrações sem caráter religioso, e sem efeito civil.


São repletas de amor e carinho, com discurso preparado por algum amigo, familiar, ou com um celebrante de casamento profissional.


Muito melhor do que texto, eu preparei um vídeo, comentando toda uma cerimônia social, dividindo a mesma em 7 etapas, veja o vídeo!





As 7 etapas de uma cerimônia social de casamento, apresentadas no vídeo são:


  1. abertura

  2. história dos noivos

  3. mensagem aos noivos

  4. protocolos (entrada alianças, sim solene, troca de alianças, assinaturas)

  5. homenagens

  6. avisos

  7. pode beijar a noiva


Seguindo esse roteiro cerimonial de casamento pronto você não vai errar.


Claro que falta se aprofundar em cada um desses 7 pontos, como contar a história dos noivos, como preparar uma mensagem bonita e emocionante para eles, são dúvidas que vão surgir.


Para encontrar as respostas você pode procurar por um curso de celebrante de casamento ou você pode ter acesso a um material riquíssimo no clube dos celebrantes, onde vários celebrantes compartilham seu conhecimento por um valor mensal simbólico.


Cerimônia de Casamento Evangélico


O que diferencia o casamento evangélico dos outros casamentos, fundamentalmente, é a autoridade que o celebra.


No ritual de casamento evangélico quem celebra o casamento é o pastor, pois ele é a autoridade religiosa reconhecida pelos noivos, autorizado pela igreja à qual pertence.


Algumas igrejas evangélicas também possuem certas regras e restrições com relação ao casamento.


Por exemplo, na maioria das igrejas evangélicas, o sexo não é permitido antes do casamento, então, os noivos devem se casar virgens, e em alguns casos são questionados pelos líderes da igreja sobre esse assunto e não podem mentir.


Também não é permitido que se jogue arroz ou pétalas nos noivos após a cerimônia de casamento evangélica, isso porque os evangélicos não acreditam em superstições.


Diferentemente da cerimônia de casamento social, no rito de casamento evangélico são feitas orações para que Deus abençoe o casal e a sua vida à dois.


Também são lidos trechos da Bíblia sagrada para aconselhar os noivos sobre como eles devem proceder na vida matrimonial, para que a vida deles seja abençoada.


Se você quiser ver os trechos da Bíblia mais usados em cerimônias de casamento religiosas, você pode criar o seu cadastro grátis no Clube dos Celebrantes, porque um dos materiais grátis disponíveis é justamente uma relação com os trechos Bíblicos mais usados em cerimônias de casamento.



Depois clique em “Cadastre-se gratuitamente”, coloque o seu nome e e-mail.


Abra seu e-mail e confirme seu cadastro criando a sua senha.



O seu e-mail é o seu login e a sua senha é aquela que você acabou de criar.





Sobre o Casamento Católico Apostólico Romano


Tradicionalmente, os casamentos católicos acontecem dentro da igreja católica.


Isso porque os católicos acreditam que o solo de sua igreja é sagrado, e também para evitar que o padre se locomova e perca o horário da pŕoxima missa, por exemplo.


É comum que a igreja solicite dos noivos um cheque caução que será compensado, ou seja, depositado na conta da igreja, caso haja atrasos para o início da cerimônia.


Isso porque atrasos de noivas podem atrapalhar todo o andamento da igreja com suas missas em horários agendados.


Quem pode celebrar um casamento católico apostólico romano é o padre ou o diácono se assim for denominado pela paróquia.


Então todo o processo de casamento se inicia na paróquia mais próxima da residência dos noivos.


Por mais que eles queiram se casar numa igreja católica mais bonita, ou em outra cidade, a paróquia de origem deles é que deve dar início no processo do casamento e transferir, ou não, para a igreja que os noivos almejam.


Cerimônia das Areias e Outros Rituais


A cerimônia de casamento das areias é na verdade um ato simbólico realizado dentro de uma cerimônia de casamento social.


A cerimônia das areias é a mais popular de todas, mas existem muitas outras, como:


  • da caixa de vinho

  • das velas

  • do lava pés

  • cerimônia celta

  • do plantio de árvores


Se você quiser saber mais sobre a cerimônia das areias, eu tenho um artigo completo aqui no meu site onde eu explico passo a passo como funciona e como celebrar a cerimônia das areias.



Cerimônia de Casamento Texto


Se você procura uma cerimônia de casamento texto, algum trecho que você possa usar na sua cerimônia de casamento, sugerimos a seguinte abertura de cerimônia de casamento:


"Boa tarde a todos,
Em nome dos noivos (noiva) e (noivo) sejam todos muito bem vindos!
Muito bem vindos porque vocês são os 60 escolhidos para participarem desta celebração do amor, as 60 pessoas que não poderiam faltar. Por consideração e afinidade, vocês são a família escolhida de (noiva) e (noivo).
E pudemos notar que a recíproca é verdadeira, vocês tem (noiva) e (noivo) na sua mais alta estima porque viajaram até aqui, (nome da cidade, ou local), estão presentes de corpo e alma e se prontificaram perante o casal.
É este o significado do ato de se levantar quando os noivos entram, simbolicamente vocês demonstraram que estão em estado de prontidão para a nova família que se forma. Vocês os ajudarão com o que for preciso para que eles prosperem em todos os aspectos do relacionamento, não só no aqui e agora, mas pelo resto de suas vidas.
E pelas próximas décadas vocês acompanharão o desenvolvimento da (noiva) e do (noivo). Falando em décadas, vocês se lembram onde vocês estavam 10 anos atrás? Pense um momento…
2010, o que vocês estavam fazendo? Muita coisa mudou de lá pra cá, não é mesmo? Imagine quantas coisas mudarão pelos próximos 10 anos…
Mas o amor e amizade que está sendo oferecida hoje, persisitirá, com certeza, assim como este rio, este mar, estas árvores persistiram a tantas mudanças neste planeta.
Quais ensinamentos nós podemos extrair da natureza para que o nosso amor resista à passagem do tempo?...."

A abertura citada acima, é a abertura da cerimônia "Natureza" do kit de cerimônias prontas do Celebrante Daniel Santos.


Ele preparou um kit com várias cerimônias de casamento, textos prontos para editar e ler, com o objetivo de ajudar pessoas que foram convidadas a celebrar uma cerimônia de casamento de amigos.


Caso você queira, é só clicar para ver o kit de cerimônias prontas!

Cerimônias; afinal o que é cerimônia?


Uma cerimônia é um conjunto de ritos executados numa sequência lógica, normalmente mantendo a tradição de um povo, os costumes de uma nação.


De geração em geração esses costumes, essas tradições vão sendo passadas, e ordenadas, organizadas, em etapas, coisas a serem feitas, como num ritual.


O objetivo final de uma cerimônia é que as pessoas, a comunidade, entenda o seu significado, e aqueles que passaram pela cerimônia saem diferentes do que eram.


Podemos dizer também que as cerimônias são ritos de passagem.


Mestre de cerimônia significado


O significado de mestre de cerimônia é bem simples. É a pessoa que domina, com maestria, o conjunto de protocolos e ritos a serem seguidos para que a cerimônia seja aceita como válida pela sociedade.


O mestre de cerimônia preza pela formalidade, pelos bons costumes, pelo respeito à tradição.


Se não houvesse um mestre de cerimônias, as falas não seguiriam uma ordem de importância, as pessoas se sentariam em qualquer lugar, estariam posicionadas de qualquer modo, passando uma sensação de desordem, de caos.


Portanto devemos respeitar e valorizar nossos mestres de cerimônias, para que as tradições sejam respeitadas, e para que as cerimônias tenham a sua devida validade e reconhecimento social.





bottom of page