Como fazer votos de casamento


Fazer ou não fazer os votos no casamento?

Muitos casais vem até nós com a mesma pergunta: "precisa fazer os votos?".

A resposta é uma só: não precisa, mas é tão legal quando vocês fazem!

O momento em que o casal ganha voz na cerimônia, normalmente, torna-se o ponto auge dela. Afinal de contas, todo mundo está ali por vocês, estão felizes por vocês e querem ouvir vocês felizes.



Principais medos


O medo faz parte do momento dos votos, pois é o momento mais especial da cerimônia, mais esperado. É a hora de surpreender seu amado(a) e convidados com belas palavras e demonstrar o sentimento que um sente pelo outro.

As preocupações mais comuns com relação aos votos de casamento são;

Medo de falar em público

Se você tem medo de falar em público, talvez esta seja uma boa oportunidade para superar este medo, porque falar bem em público vai te ajudar a se sair melhor no trabalho, nas conversas em grupo.

Se emocionar demais e não conseguir falar

Chorar de emoção, ou felicidade torna ainda mais vivo e único este momento. Por isso não devemos ter medo de se emocionar!

Mas alguns noivos comentam: “eu vou chorar e não vou conseguir fazer os votos!”

Neste caso, não existe receita, o segredo esta na respiração e concentração durante esse momento. São vocês dois, um olhando fixo ao outro, o mundo não está ali, o momento é de vocês. Mas se caso vocês ficarem muito nervosos a ponto de não conseguir continuar, tudo bem, todos entendem a emoção desse momento, você tentou e só de tentar já significa quão importante é esse momento pra vocês.

Escreva os votos, pratique em casa, leia várias vezes antes da cerimônia. Escolha um papel bonito pra imprimir os votos e leve na cerimônia, caso não queira fazer espontâneo no dia.

Não saber o que escrever

Este é o medo mais fácil de ser contornado. Acredite, qualquer coisa que você escrever falando sobre o seu carinho e admiração sobre o seu companheiro, ou companheira, vai emocionar a todos. Tente escrever respondendo perguntas; porque decidi subir neste altar com esta pessoa? Experiências que passamos juntos.

Você também pode consultar frases lindas para se inspirar. Já conhece o site Mundo das Mensagens? Clique ler frases lindas: www.mundodasmensagens.com




Votos de casamento para imprimir


Para imprimir seus votos de casamento procure escrever os 4 fundamentos do voto de casamento que são: lembrar de onde vieram, agradecer por ter recebido esse amor, fazer juras de amor e sonhar com o futuro a dois. O recomendado é imprimir em papel couché 90g.


Respeitando esses 4 fundamentos e escolhendo um papel com bom acabamento para levar consigo no dia do seu casamento, o sucesso será certo.


Além disso os votos podem ser guardados numa caixa de madeira e lidos na bodas de madeira, dali 5 anos, para que vocês revivam esse momento especial, juntos, onde estiverem.


Imprimir os votos é o mais indicado, pelos motivos apresentados acima.


Se você está procurando votos prontos pra você ler no seu casamento, pode parar por aqui mesmo, pare um minutinho e escreva na sequência sobre os 4 fundamentos dos votos de casamento citados acima, e escreva os seus votos, serão suas palavras, sua história e seus sentimentos, nenhum voto pronto, escrito por outra pessoa, poderá ser melhor do que isso.


Fazer os votos para ele(a) ou para os convidados?


Lembre-se sempre: os votos são para o seu amado, para a sua amada, não são palavras dirigidas aos convidados, portanto olhe fixamente no olho dele/dela, e declare-se, exponha o seu amor.

Não agradeça aos convidados por terem vindo na hora dos votos, este é um equívoco comum dos noivos, o discurso aos convidados é feito após a cerimônia quando os noivos chegam no ambiente de recepção, da festa.

Não se importe com o que os outros vão pensar, não faça piadas esperando que os convidados riam, o momento dos votos é sagrado para os noivos. É o auge do casamento, o auge da cerimônia, todas as flores, todos os músicos, todos os fornecedores, até aqueles lá dentro da cozinha barulhenta, param pra ouvir vocês, e acreditem, eles se emocionam e muito!

Portanto tome o tempo necessário, não se apresse e curta este momento.

Vocês devem focar no que realmente sentem quando estão juntos e pensar que naquele momento da cerimônia, estão só vocês dois.

Escolha na hora dos votos uma musica que marcou o relacionamento para tocar ao fundo, esse toque deixa ainda mais especial o momento.




Qual a diferença entre juramento e votos


Juramento é aquele que o celebrante profissional de casamentos fala e você repete no microfone, feito no momento da troca das alianças, e costuma seguir o mesmo padrão:

"Receba esta aliança, símbolo do meu amor, te prometo ser fiel,

te amar e te respeitar, na alegria e na tristeza,

na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza

até que a morte nos separe."

Votos de casamento é o que estamos falando neste artigo, aquele momento em que você é livre para declarar o seu amor à sua maneira.




Escrevendo... no papel ou celular?

Prefira sempre o papel! Quando os convidados olham os noivos lendo os votos no celular parece que estão vendo o whatsapp, dá a sensação que a leitura pode ser interrompida se alguém ligar naquela hora. E não duvide que algum padrinho engraçadinho ligue bem nessa hora só pra não perder a piada.

Pense também no verso do papel. Alguns noivos criam uma arte para o casamento e imprimem uma pasta onde colocam os votos na hora de ler na cerimônia. Deste modo o papel em si, dos votos, não precisa ser tão bom. Mas lembre-se, os fotógrafos adoram registrar o papel dos votos, então provavelmente vão tirar fotos do seu papel.

Veja com a gráfica que vai fazer o seu convite de casamento se eles podem oferecer um papel especial para os votos que dialogue com o convite, assim a identifdade visual do seu casamento fica bem definida.

Conversem com a equipe da Papel & Estilo, temos certeza que eles podem te ajudar: www.papeleestilo.com.br


O que escrever?


Escrevam sobre a historia de vocês, algum momento marcante do relacionamento, algo engraçado que passaram juntos ajuda a descontrair e deixar os votos mais leves, mas cuidado para não citar momentos constrangedores.

O que fez você se apaixonar? O que você mais admira um no outro?

Quais os planos futuros? Como vocês querem estar daqui 10 anos ou daqui 20 anos?

Pensem também algo que nunca tiveram coragem de dizer, use esse momento para se declarar em um nível mais profundo.

Diga como se sente quando estão a sós e quando estão em família, como é o relacionamento de vocês com a família do outro?

Como foi o inicio do relacionamento? Quando vocês tiveram a certeza de viver o resto da vida juntos?



Teste de casamento, quizz

Verifique se não esqueceu nada na organização do seu casamento: responder quizz!


Veja pacotes de casamento na praia e realize o seu sonho!


  • Daniel Santos ubatuba
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Daniel Santos Celebrante

© 2020 por Daniel Santos - celebrante de casamento. Todos os direitos reservados. CNPJ: 32.860.139/0001-00 Ubatuba - SP