top of page

Como fazer votos de casamento

votos de casamento


Fazer ou não fazer os votos no casamento?

Muitos casais vem até nós com a mesma pergunta: "precisa fazer os votos?".

A resposta é uma só: não precisa, mas é tão legal quando vocês fazem!


O momento em que o casal ganha voz na cerimônia, normalmente, torna-se o ponto auge dela. Afinal de contas, todo mundo está ali por vocês, estão felizes por vocês e querem ouvir vocês felizes.


Nesse artigo vou contar pra vocês o que acontece com os noivos na hora de escrever os votos e na hora de ler os votos de casamento.


Vou falar das perguntas que os meus noivos me fazem, meses antes da cerimônia e no dia do casamento e dos principais medos que eles superam.


Você também pode ter acesso a máquina de escrever votos, que te auxilia a escrever seus votos personalizados em poucos minutos. Vale a pena experimentar ;)


votos de casamento para imprimir

Use a nossa ferramenta, clique para usar a Máquina de Escrever Votos

Principais medos


O medo faz parte do momento dos votos, pois é o momento mais especial da cerimônia, mais esperado. É a hora de surpreender seu amado(a) e convidados com belas palavras e demonstrar o sentimento que um sente pelo outro.


As preocupações mais comuns com relação aos votos de casamento são;

Medo de falar em público

Se você tem medo de falar em público, talvez esta seja uma boa oportunidade para superar este medo, porque falar bem em público vai te ajudar a se sair melhor no trabalho, nas conversas em grupo.


Para superar o medo de falar em público minhas dicas são:


  • pratique muitas vezes a leitura dos votos

  • grave-se com o celular lendo seus votos e assista

  • saiba que todos estão ali pra te ajudar e querem o seu bem

Se emocionar demais e não conseguir falar

Chorar de emoção, ou chorar de felicidade, torna ainda mais vivo e único este momento. Por isso não devemos ter medo de se emocionar!


Mas alguns noivos comentam: “eu vou chorar e não vou conseguir fazer os votos!


Neste caso, não existe receita, o segredo está na respiração. Respirar fundo, esvaziar todo o seu pulmão e encher novamente. Segure a respiração por alguns segundos e esvazie novamente.


A meditação ajuda muito nos dias que antecedem o casamento, para que os noivo consigam dormir e na concentração durante a leitura.


Mas se caso vocês ficarem muito nervosos a ponto de não conseguir continuar, tudo bem, todos entendem a emoção desse momento, você tentou e só de tentar já significa quão importante é esse momento pra vocês.


Escreva os votos, pratique em casa, leia várias vezes antes da cerimônia. Escolha um papel bonito pra imprimir os votos e leve na cerimônia, caso não queira fazer espontâneo no dia.

Não saber o que escrever

Este é o medo mais fácil de ser contornado. Acredite, qualquer coisa que você escrever falando sobre o seu carinho e admiração sobre o seu companheiro, ou companheira, vai emocionar a todos.


Tente escrever respondendo perguntas; porque decidi subir neste altar com esta pessoa? Experiências que passamos juntos.


Você também pode consultar frases lindas para se inspirar.


Escreva nos seus votos de casamento:


  1. porque você se apaixonou, detalhes que te chamaram a atenção no início;

  2. desafios que superaram juntos;

  3. motivos pelos quais você quer passar o resto da vida juntos;

  4. prometa alguma coisa que você pode, e quer, fazer com o seu amor (filhos? viagens?)



noivo consolando noiva

Não faça um site de casamento, antes de ler este artigo!

Votos de casamento para imprimir


Para imprimir seus votos de casamento procure escrever os 4 fundamentos do voto de casamento que são: lembrar de onde vieram, agradecer por ter recebido esse amor, fazer juras de amor e sonhar com o futuro a dois. O recomendado é imprimir em papel couché 90g.


Respeitando esses 4 fundamentos e escolhendo um papel com bom acabamento para levar consigo no dia do seu casamento, o sucesso será certo.


Além disso os votos podem ser guardados numa caixa de madeira e lidos na bodas de madeira, dali 5 anos, para que vocês revivam esse momento especial, juntos, onde estiverem.


Imprimir os votos é o mais indicado, pelos motivos apresentados acima.


Se você está procurando votos prontos pra você ler no seu casamento, pode parar por aqui mesmo, pare um minutinho e escreva na sequência sobre os 4 fundamentos dos votos de casamento citados acima, e escreva os seus votos, serão suas palavras, sua história e seus sentimentos, nenhum voto pronto, escrito por outra pessoa, poderá ser melhor do que isso.


Você também pode ler votos de outras pessoas para se inspirar. Ou veja abaixo os votos da Monique e do Junior, numa cerimônia de casamento que tive a honra de celebrar;



Tenha ajuda para escrever seus votos, use a nossa ferramenta: Máquina de escrever votos (clique)

Fazer os votos para ele(a) ou para os convidados?


Lembre-se sempre: os votos são para o seu amado, para a sua amada, não são palavras dirigidas aos convidados, portanto olhe fixamente no olho dele/dela, e declare-se, exponha o seu amor.


Não agradeça aos convidados por terem vindo, pelo menos não na hora dos votos, este é um equívoco comum dos noivos, o discurso aos convidados é feito após a cerimônia quando os noivos chegam no ambiente de recepção, da festa.


Não se importe com o que os outros vão pensar, não faça piadas esperando que os convidados riam, o momento dos votos é sagrado para os noivos.


É o ápice do casamento, o auge da cerimônia, todas as flores, todos os músicos, todos os fornecedores, até aqueles lá dentro da cozinha barulhenta, todos param pra ouvir vocês, e acreditem, eles se emocionam e muito!


Portanto tome o tempo necessário, não se apresse e curta este momento.


Vocês devem focar no que realmente sentem quando estão juntos e pensar que naquele momento da cerimônia, estão só vocês dois.


Escolha na hora dos votos uma musica que marcou o relacionamento para tocar ao fundo, esse toque deixa ainda mais especial o momento.



casal apaixonado

Qual a diferença entre juramento e votos


Juramento é aquele que o celebrante profissional de casamentos fala e você repete no microfone, feito no momento da troca das alianças, e costuma seguir o mesmo padrão:


"Receba esta aliança, símbolo do meu amor, te prometo ser fiel,

te amar e te respeitar, na alegria e na tristeza,

na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza

até que a morte nos separe."


Votos de casamento é o que estamos falando neste artigo, aquele momento em que você é livre para declarar o seu amor à sua maneira.



noiva dizendo sim

Não faça um site de casamento, antes de ler este artigo!

Escrevendo... no papel ou celular?

Prefira sempre o papel! Quando os convidados olham os noivos lendo os votos no celular parece que estão vendo o whatsapp, dá a sensação que a leitura pode ser interrompida se alguém ligar naquela hora.


E não duvide que algum padrinho engraçadinho ligue bem nessa hora só pra não perder a piada.


Pense também no verso do papel. Alguns noivos criam uma arte para o casamento e imprimem uma pasta onde colocam os votos na hora de ler na cerimônia.


Deste modo o papel em si, dos votos, não precisa ser tão bom. Mas lembre-se, os fotógrafos adoram registrar o papel dos votos, então provavelmente vão tirar fotos do seu papel.


Veja com a gráfica que vai fazer o seu convite de casamento se eles podem oferecer um papel especial para os votos que dialogue com o convite, assim a identidade visual do seu casamento fica bem definida.


Use a Inteligência Artificial a seu favor, para escrever os votos! Ou veja os votos da Carol e do Wagner que fizeram na Praia da Sununga, em Ubatuba-SP:




Perca o medo, inspire-se nos votos de outros noivos, use a máquina de escrever votos (aqui).


O que escrever?


Escrevam sobre a historia de vocês, algum momento marcante do relacionamento, algo engraçado que passaram juntos ajuda a descontrair e deixar os votos mais leves, mas cuidado para não citar momentos constrangedores.


O que fez você se apaixonar? O que você mais admira um no outro?


Quais qualidades você descobriu nesse período, do primeiro encontro até hoje?


Quais os planos futuros? Como vocês querem estar daqui 10 anos ou daqui 20 anos?


Pensem também algo que nunca tiveram coragem de dizer, use esse momento para se declarar em um nível mais profundo.


Diga como se sente quando estão a sós e quando estão em família, como é o relacionamento de vocês com a família do outro?


Como foi o inicio do relacionamento? Quando você teve a certeza de que queria viver o resto da vida juntos?


noiva lendo votos de casamento

Votos de casamento prontos para imprimir

Às vezes tudo o que a gente precisa é ler alguns votos reais prontos para nos inspirar.


E às vezes tudo o que precisamos, em meio a tanta correria na preparação do casamento, é um voto de casamento pronto que possa ser impresso e usado na hora.


Foi pensando nisso que escrevemos 6 votos de casamento incríveis para que você possa ler, se inspirar e se precisar, pode usar livremente.


Nós reunimos vários celebrantes, vários especialistas em linguística, para escrevermos juntos os mais belos votos, com toda a experiência que temos em casamentos.


3 votos são na voz masculina

3 votos são na voz feminina

 

Perguntas e respostas sobre os votos de casamento


Qual a duração ideal dos votos de casamento?


Pense algo em torno de 5 minutos. O tamanho do texto varia conforme a fonte que você usa, então imprima e leia, marcando o tempo para saber. Mas normalmente uma folha A4 com texto Arial tamanho 12, costuma ser o ideal.


O que falar nos meus votos de casamento?


O artigo acima dá várias ideias, mas pense em falar do passado, do começo do relacionamento, do presente e do futuro.


Respondendo as perguntas: O que te fez se interessar por ele ou ela? Quais as certezas que você tem hoje sobre ele ou ela? E como você vê o futuro de vocês juntos?


Com essas 3 respostas seus votos ficarão incríveis.


Devo agradecer os convidados por terem vindo, na hora dos votos?


Não é recomendado que você fale com os seus convidados durante seus votos. Isso tira a atenção e foco do seu amado, da sua amada.


Falando em convidados, não se esqueça de fazer um site de casamento para que todos fiquem bem informados, e também vejam a sua lista de casamento.


É bem visto fazer uma surpresa, do tipo cantar, durante a cerimônia?


Sim e não, rsrs. Pense em toda a logística. Já vi noiva que quis cantar, pediu para um padrinho tocar violão, mas ela esqueceu do som para o violão, então não deu pra ouvir, por estávamos na praia. Se você pensar nos mínimos detalhes e conseguir organizar tudo, sim, é uma ótima ideia fazer uma surpresa.


Mas se isso vai te estressar, te deixar preocupada a ponto de não curtir a sua cerimônia, não o faça.


Alguém me ajuda a escrever votos de casamento emocionantes?


Sim, você pode ter a ajuda da Máquina de Escrever Votos de Casamento, uma ferramenta 100% online, muito rápida e prática, que trás 3 modelos de votos, já personalizados com as informações que você insere na máquina, tais como, data do primeiro beijo, apelido do seu amor.


Você recebe como bônus, por e-mail, url e senha para acessar a máquina de escrever votos com inteligência artificial do site guiacasarbem. Vale a pena experimentar ;) É só comprar aqui que você recebe o e-mail automaticamente.


É uma ferramenta que eu, Daniel Santos, celebrante de mais de 250 casamento, criei para ajudar os meus noivos e estou disponibilizando pra você por uma quantia simbólica: Clique aqui para usar a máquina de escrever votos.





Já fez o site do seu casamento? Clique e faça: site para os noivos!

bottom of page