top of page

Celebrante de casamento se apresenta


Como um celebrante de casamento se apresenta diante da sociedade? Porque essas pessoas dão um passo à frente em defesa dos casamentos, da família e aceitam realizar discursos em cerimônias de casamento?


Como é a construção de um celebrante de casamento, internamente? Já parou pra pensar nisso? Já parou para imaginar a primeira cerimônia que um celebrante realiza, diante dos noivos, da família, naquele momento em que todas as palavras são gravadas e lembradas para sempre.


Será que este indivíduo é destemido? Desprovido de medo? Seu sistema nervoso não o deixa com uma tremedeira nas pernas diante de tal público, em situação tão importante na vida das pessoas?


Sim, o celebrante é um ser humano como qualquer outro e sente o peso da responsabilidade daquilo a que se propõe, marcar o rito cerimonial da formação de uma nova família através das palavras.


Mas como isso acontece? Porque Daniel Santos decidiu ser celebrante de casamento? Qual a história por trás disso tudo?



celebrante de casamento
Daniel Santos numa cerimônia bilíngue


A construção social de um celebrante de casamento


Em 2010 terminei a faculdade e consegui meu primeiro emprego, fui ser vendedor de intercâmbio numa agência muito grande, em Campinas, pois lá estudava na Unicamp.


Isso porque eu tinha feito dois intercâmbio na minha graduação, o ICP - International College Program da Disney em Orlando-FL. E um intercâmbio de graduação na Sorbonne Nouvelle Paris III.


Em 1 ano e meio minhas vendas estavam indo tão bem que me tornei supervisor da loja de intercâmbio, a supervisora anterior pediu demissão então a promoção aconteceu.


Em pouco tempo um amigo da Unicamp me ligou, disse que estava indo para aquela empresa brasileira de mineração, a segunda maior do mundo, para ganhar um ótimo salário e estava me indicando para o cargo dele.


Foi assim que eu fui parar no projeto da APEX Brasil, dentro da ABIMAQ, associação brasileira da indústria de máquinas e equipamentos. Minha nova função era a de analista de relações institucionais.


No período que fiquei lá viajei para Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Gana, Quênia, Moçambique e África do Sul. Em todos os países prospectamos potenciais compradores de máquinas e equipamentos brasileiros.


Em 2013 fui convidado por uma indústria associada a ser gerente de vendas, no segmento das empilhadeiras, e lá aprendi muito sobre intralogística, fui duas vezes a trabalho para a Alemanha. E viajei quase todas as capitais do Brasil visitando os representantes da marca.


Ademais, foi nesse período que fazia teatro aos finais de semana, um curso profissionalizante do Teatro Escola Macunaíma, onde participei de 8 peças de teatro, assumindo mais de 10 papéis diferentes, e depois uma peça profissional fora da escola.


Passado algum tempo, as crises de 2015 vieram, o setor sentiu piora e fui desligado da empresa, iniciei um empreendimento cultural, intermediando projetos culturais com grandes empresas, patrocínios via leis de incentivo.


Mas, as coisas não deram tão certo quanto eu imaginava. Em 2017 assumi uma posição em nova fábrica multinacional de empilhadeiras. Mas minha cabeça e meus sonhos estavam em Ubatuba-SP com a Hellen, minha namorada na época e o nosso filhinho que nasceu em março de 2018, o Gabriel Henrique.


Em outubro tomei a grande decisão da minha vida, decidi viver com a minha família, a mulher que eu amo e meu filho, acompanhando ele no seu desenvolvimento diário.


A Hellen, minha companheira, já estava no ramo dos casamentos e várias pessoas me diziam; “poxa, você fala bem, você fez teatro profissional em SP, porque você não se torna celebrante de casamento em Ubatuba? Não temos nenhum por aqui.”


E ouvindo esses conselhos, percebi que toda a minha história, toda a minha preparação, me levou à isso, dei a volta ao mundo para encontrar uma vida simples e humilde, mas cheia de amor e carinho, ao lado do meu filho e esposa.


Proferindo palavras de luz e amor durante as cerimônias de casamento para as quais sou chamado a celebrar o amor e a vida, a formação da nova família.


Vídeo de apresentação: Daniel Santos Celebrante de Casamento


Preparei um vídeo para vocês durante a cerimônia da Luana e Cris, na Praia Grande de Ubatuba, um casal que veio da Nova Zelândia se casar na praia conosco.


https://youtu.be/j9E0Srb8qlU



Daniel Santos, celebrante de casamentos, se apresenta neste curto vídeo e mostra um conteúdo exclusivo sobre o sol e as alianças de casamento, assista até o final!





Veja casamentos reais realizados pelo celebrante Daniel Santos: casamentos reais!



Transcrição do áudio do vídeo


Olá meu nome é Daniel Santos eu sou celebrante profissional de casamentos formado pela HV7 cerimonial moro aqui na cidade de Ubatuba litoral norte de São Paulo mas estou disponível para casar vocês aonde vocês quiserem


A minha formação é de cientista social pela Unicamp, me formei sociólogo em 2010. Durante a minha graduação fiz um intercâmbio de um ano em Paris, na França, três meses nos Estados Unidos trabalhei pra Disney então falo inglês e francês também aprendi espanhol nesse período.


Trabalhei como executivo de vendas na área de empilhadeiras na área de logística em São Paulo por quase dez anos e hoje vivo de celebrações de casamentos aqui na cidade dos meus sonhos a cidade que eu sempre fui morar, Ubatuba.


Tenho um MBA em gestão estratégica e econômica de negócios, sou formado em teatro, fiz um curso de teatro profissional, no teatro escola Macunaíma em São Paulo durante quatro anos enquanto trabalhava. Fazia teatro aos finais de semana, fiz mais de oito peças dez, personagens. Por isso tenho a capacidade de memorizar o texto do discurso do seu casamento porque com a leitura simples, com certeza a absorção é bem menor por parte dos convidados quando um celebrante ele lê uma um discurso que ele fez uma celebração os convidados não prestam muita atenção o discurso é falado e com entoações então nações situações representação dramática isso com certeza tem uma absorção maior.


Eu gosto bastante de trazer para os casamentos informações relevantes de ciências sobre o mar, sobre o céu sobre o sol. Uma analogia que eu gosto de fazer bastante analogia das alianças; as alianças quando entra um casamento lado a lado elas formam oito deitado,


este é o símbolo do infinito, e é trazido para a cerimônia do seu casamento, mas a origem não é conhecida. A origem é uma imagem que o sol forma no horizonte ao longo de um ano se você fotografar o sol ao longo de um ano do mesmo local no mesmo horário e


sobrepor uma foto a outra você vai ver que o sol forma um oito deitado tendo ao seu lado direito o solstício de inverno, no dia 21 de junho, com um círculo menor, exatamente como a aliança da noiva, fica do lado direito do celebrante uma aliança menor e do lado esquerdo o solstício de verão, um círculo maior e a aliança do noivo é maior, e fica à esquerda do celebrante e não por acaso garantindo a infinitude das famílias.


Esse tipo de coisa que eu gosto de falar numa cerimônia de casamento, não só sobre o sol mas sobre o mar, sobre o vento, sobre os animais, sobre a natureza, a lei de dar e receber essa lei universal que nos cerca, e com certeza seus convidados vão levar esses


ensinamentos com eles. Se lembrarão para sempre aonde eles adquiriram esse conhecimento e desta forma se lembrarão para sempre da cerimônia de seu casamento,


do discurso do seu casamento, que é o ponto auge o ápice da sua cerimônia e portanto deve ser pensada por vocês com muito carinho e muito cuidado.


Me coloco à disposição espero o seu contato, muito obrigado pela atenção.



Veja os depoimentos dos noivos que se casaram com Daniel Santos:






bottom of page