top of page

Uma das primeiras perguntas que os noivos me fazem é esta: "quanto tempo dura a cerimônia de casamento que você celebra?"


quanto tempo dura um casamento
Infográfico da duração da cerimônia de um casamento

A resposta é uma só; não existe regra, os noivos definem, mas em média ela dura 40 minutos.


40 minutos parece muito tempo se você ficar sem fazer nada, olhando para a parede, e de fato é mesmo. Mas para uma cerimônia de casamento, com celebrante, é o tempo ideal para que o ritual de passagem dos noivos ganhe forma.


Lembre-se que o casamento tem músicas, a entrada da noiva que faz o coração de todos os presentes disparar, então a adrenalina vai à mil. Nessa situação dinâmica o tempo voa.


Minutagem da duração do casamento:


+ 2 minutos: entrada do noivo

+ 3 minutos: entrada dos padrinhos

+ 2 minutos: entrada do cortejo da noiva

+ 1 minuto: entrada da florista

+ 3 minutos: entrada da noiva

Soma parcial: 11 minutos

+ 8 minutos: discurso de abertura do celebrante

+ 2 minutos: entrada das alianças

+ 1 minuto: bênção das alianças

+ 1 minuto: casal responde o "SIM" solene

+ 2 minutos: troca das alianças

Soma parcial: 30 minutos

+ 7 minutos: discurso de encerramento do celebrante

+ 3 minutos: cumprimento e saída dos padrinhos e noivos

Soma total: 40 minutos


A minutagem acima deixa evidente o dinamismo do casamento. Quando a equipe cerimonial, celebrante e músicos estão integrados, parece uma composição artística, sem lacunas e sem erros, que conduzem os noivos e seus convidados sem que estes percebam a passagem do tempo.


As 8 músicas para a cerimônia de casamento


Lembrem-se que são 8 momentos diferentes da cerimônia de casamento que possuem música, na cerimônia padrão.


Veja esse post que fizemos com sugestões para a escolha das 8 músicas do casamento!


Duração do casamento religioso


Se vocês vão se casar na Igreja Católica, com um padre ou diácono, ou com um pastor numa cerimônia de casamento evangélica, é preciso perguntar ao líder religioso quanto tempo costuma levar a cerimônia que ele pratica.


Isso porque cada líder religioso tem autonomia para conduzir a cerimônia a seu modo, e ao seu tempo.





Quanto tempo dura o casamento civil?


Se vocês tiverem contratado um celebrante de casamentos com efeito civil, a duração é a mesma para a cerimônia com ou sem efeito civil.


Mas se vocês se casarão no cartório, diante de um juiz de paz, a cerimônia é bem rápida, menos do que 20 minutos, pois é realizado a leitura do termo de casamento, conferindo se existe algum dado equivocado, a pergunta solene e as assinaturas apenas.


Muitos casais vão ao cartório com roupas comuns, pois trata-se apenas da retirada de um documento civil, sem nenhum simbolismo, ou ritual de passagem.


Opção para ter um casamento breve e dinâmico


Você pode convidar um amigo, uma amiga, ou até mesmo um casal de amigos, para celebrar o seu casamento.


Assim as pessoas que vão celebrar o seu casamento social tem um vínculo com vocês, conhecem vocês há tempos e sabem do que vocês gostam, ou não.


A grande problemática em convidas algum amigo ou familiar para celebrar o casamento seria com relação à como celebrar a cerimônia, como acontece, quais são as estapas de uma cerimônia?


Então para isso nó criamos um kit com várias cerimônias prontas, que podem ser editadas, usadas como fonte de inspiração, e que acompanham instruções básicas de uso, sobre como é uma cerimônia de casamento social.


Se form convidar amigos ou familiares para celebrar, comprem aqui o kit de cerimônias e envie para eles terem ideias e inspirações ;)


Esperamos que esse artigo tenha te ajudado e tenha sido útil pra vocês e por terem chegado até o final do artigo, temo um presente pra vocês!



Sobre o autor do artigo

Daniel Santos é celebrante profissional de casamentos, já celebrou mais de 120 cerimônias e tem nota máxima em todos os sites de casamento, inclusive no perfil do Google meu negócio.






bottom of page