top of page

Cerimônia das areias e os seus significados


cerimonia das areias
Casamento com a cerimônia das areias

Muitos noivos me perguntam sobre a cerimônia das areias. Sem dúvida esta é a cerimônia mais popular hoje no Brasil e isso se dá por vários fatores.


O primeiro deles é o resultado da própria cerimônia, em suas duas vertentes. A primeira é a divulgação da cerimônia em si através das fotos do casamento, postadas e divulgadas pelos noivos e convidados.


E a segunda é o vaso com as areias que fica exposto na casa dos noivos e a cada reunião com amigos e familiares as pessoas ficam sabendo sobre a cerimônia.


Se você foi convidado a celebrar uma cerimônia de casamento, você pode ter acesso a um kit com textos prontos, com a cerimônia das areias e várias outras cerimônias, para se inspirar e adaptar aos seus noivos.


Qual o significado da cerimônia das areias


A areia nada mais é do que pequenos fragmentos de rocha. Os noivos são nada mais do que o resultado das famílias das quais são provenientes. Cada família, cada noivo, cada noiva, uma cor diferente.


A mistura das areias simboliza esta união, esta mistura, de duas famílias, lembrando a origem dos noivos, de onde eles vieram, e agora se misturam formando novas composições, novas cores.


Como os padrinhos exerceram grande influência sob a vida do casal e continuarão exercendo por toda a vida, estes também podem colocar areias, cada um com a sua cor, na mistura do casal.


Os pais e avós também podem ser convidados para contribuírem com a mistura, apesar dos noivos já serem resultados da família deles, nada impede a participação de várias pessoas na cerimônia.


Apenas observem atentamente a quantidade de areia que será disponibilizada para cada pessoa, para que ninguém fique de fora no final, se não sobrar mais espaço no vaso.


Significado das cores das areias


Nesse ritual das areias, os noivos combinam com o celebrante, em reuniões que antecedem a cerimônia, quem depositará qual cor de areia no seu jarro de vidro.


Na cerimônia em si o celebrante chama o nome de cada pessoa e a convida a depositar a areia colorida no recipiente de vidro maior.


Cada cor de areia tem um significado simbólico, que é o que vamos retratar aqui agora.


A cor branca é a resultante da combinação de todas as cores do espectro visível. Sendo assim, é uma cor que possui grande capacidade de absorção de luz, o que a torna ideal para ambientes com pouca luminosidade. Além disso, é uma cor neutra e calma, que proporciona sensação de tranquilidade e aconchego.


A cor vermelha simboliza o calor, a energia e a paixão. Geralmente é associada à vibração do amor e da vitalidade. É uma cor que estimula o espírito de competição e aumenta a adrenalina.


A cor azul é usada em diversos contextos, sendo significativa para diferentes pessoas. Na maioria das culturas, o azul é uma cor que simboliza a calma e a serenidade. No Ocidente, é comumente associado à fidelidade, à integridade e à inteligência.


A cor roxa é associada ao luxo e à riqueza. É uma cor que transmite sensações de sofisticação, elegância e formalidade. Geralmente, é usada para identificar produtos de alta qualidade ou em eventos especiais.


A cor preta é caracterizada por absorver a luz, enquanto as outras cores refletem parte da luz que incide sobre elas. Dessa forma, a cor preta aparece escura quando comparada às outras cores. A cor preta simboliza força, poder e elegância.


A cor marrom é uma mistura de vermelho, amarelo e preto. É a cor da terra, do ouro e dos animais.


A cor verde é muito importante na natureza, pois significa vida. Ela é a cor da esperança e da harmonia. Na medicina, o verde é usado para curar doenças. Na arte, ele representa a juventude e a beleza.


A cor amarela é associada à alegria, felicidade e otimismo. É uma cor que estimula e traz energia para os ambientes em que é utilizada. Além disso, é considerada uma cor calorosa e acolhedora. O amarelo simboliza a prosperidade.


As cores do arco-íris


O arco-íris é formado por sete cores, que se refletem na água. Essas cores são: vermelho, laranja, amarelo, azul, anil, violeta e branco.


Cada cor possui uma característica específica: o vermelho é alegre e estimulante; o laranja é caloroso e estimulante; o amarelo é alegre e refrescante; o azul é refrescante e sedativo; o anil é relaxante; o violeta é revigorante; e o branco traz paz.


Crítica à cerimônia das areias


Algumas pessoas religiosas criticam a cerimônia das areias, porque veem a cerimônia das areias como a edificação da família sob areia. E sobre isso existem duas passagens bíblicas que condenam a edificação da casa, ou seja, da família, sob a areia, temos:


Mateus VII
"24. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as observa,  será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a  rocha. 
25. Desceu a chuva, vieram as correntes, sopraram os ventos e  deram com ímpeto contra aquela casa, e ela não caiu; pois estava  edificada sobre a rocha. 26. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as observa,  será comparado a um homem néscio, que edificou a sua casa sobre a areia. 27. Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos e bateram  com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu: e foi grande a sua ruína. " 
  – S:Tradução Brasileira da Bíblia/Mateus/VII

Lucas VI
"46. Por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? 
47. Todo aquele que vem a mim e ouve as minhas palavras e as  observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante. 48. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu  profunda vala e pôs os alicerces sobre a rocha; e vindo uma enchente,  deu a torrente com ímpeto naquela casa, e não a pôde abalar, porque  tinha sido bem edificada. 49. Mas aquele que as ouve, e não as observa, é semelhante a um homem  que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces; na qual a torrente  deu com ímpeto, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa. " 
  – S:Tradução Brasileira da Bíblia/Lucas/VI

Fonte: Wikipedia



Contudo é importante ressaltar que o casamento não está sendo edificado na areia, o casamento está sendo edificado na palavra, quando os noivos respondem SIM à pergunta solene do celebrante, assumem um compromisso diante da sociedade, diante das pessoas que compõem a igreja, e diante de Deus presente em todos os seres vivos e todas as coisas que temos neste planeta.


Alternativas à cerimônia das areias


Os noivos podem decidir fazer qualquer tipo de mistura na sua cerimônia de casamento. Podem inclusive não escolher cerimônia pronta, como esta das areias, e deixar a cargo do celebrante para que dê significado à união através de uma mensagem forte e impactante.


A cerimônia das areias é um recurso visual, que garante belas fotos. Mas a imagem da união pode ser composta de várias formas, sejam criativos. Além da cerimônia das areias tem a cerimônia da caixa de vinho, por exemplo.



cerimonia-do-cafe
Misturando grãos ao invés de areias

Conforme mostra a imagem acima, a mistura de grãos, de café, sementes, também garante uma bela impressão visual da união do casal. E sementes representem a vida, o nascimento, a fertilidade. E poderia ser chamada como cerimônia do café, cerimônia dos grãos, por exemplo.


O celebrante de casamento deve ter criatividade para esta ginástica intelectual e personalizar a cerimônia escolhida pelos noivos para que seja única e inesquecível.


E como dito acima, não é necessária a realização de um procedimento visual como a cerimônia das areias, ou dos grãos, para que os convidados tenham a imagem da união do casal, o celebrante tem que ser capaz de transmitir a mensagem através das suas palavras.



bottom of page