top of page

Celebrando na praia


Celebrando na praia sinto a presença de Deus em todas as pequenas coisas que nos cercam, nos pássaros que passam voando sob nossas cabeças, nas árvores que ali estão há 30, 40 ou 50 anos e já viram passar muitas tempestades e muitos verões escaldantes.


Ao celebrar um casamento na praia os noivos sentem essa presença divina, que vem para abençoar a união, a formação de uma nova família.


Celebrar na praia, pé na areia, é uma das opções preferidas dos noivos aqui em Ubatuba SP. O visual e a luz natural, rebatida pela areia eliminando sombras, garante fotos maravilhosas. Imagens feitas por drones fazem com que o vídeo do casamento suba de nível.


Além de que, o clima mais informal, praia, garante que os convidados possam usar roupas mais leves, fugindo da formalidade da capital e deixando-os mais livres para se mostrarem como realmente são.



celebrando na praia
Celebrando o amor na praia


Infraestrutura para celebrar um casamento na praia


Recomenda-se celebrar diante de algum quiosque ou espaço para eventos que tenha acesso a praia, isso porque se as condições climáticas não ajudarem haverá uma segunda opção, montar a cerimônia em espaço coberto interno.


Existem fornecedores que montam tendas de alta qualidade na areia da praia, contudo é preciso contratar o serviço com pelo menos uma semana de antecedência.


Ademais, é preciso planejar uma celebração na praia com pelo menos 1 mês de antecedência, tendo em vista que é preciso pagar taxas na prefeitura e emissão de licença.


Como conseguir licença da prefeitura para celebrar o amor na praia


Você precisa se dirigir ao setor de protocolo, dentro da prefeitura, na cidade onde a praia que você sonha em se casar está localizada.


Eles vão te dar um formulário a ser preenchido com todas as informações possíveis do casamento, tais como:


  1. Quantidade de pessoas

  2. Estrutura de som utilizada

  3. Volume em decibéis

  4. Área quadrada a ser usada na praia

  5. Data

  6. Hora

  7. Local aproximado da praia (canto esquerdo, na frente do quiosque…)


Lembrando que por padronização caiçara o canto da praia é dito com relação a quem está de frente para o mar. Então olhando para o mar, canto direito, significa lado sul da praia (no Brasil).


Depois de fornecidas essas informações a prefeitura demora aproximadamente uns 15 dias para retornar a solicitação dizendo se está autorizado ou não, e com as devidas taxas para recolhimento pela utilização do espaço público.


Eletricidade para celebrar com pé na areia


Além da autorização da prefeitura, outra questão fundamental é a eletricidade na praia. Muita gente não pensa nisso.


Verifique antes se o quiosque pode mesmo liberar a eletricidade pra vocês, quanto eles cobram por isso, e tamanho da extensão necessária.


Senão já aluguem um gerador de energia na cidade de vocês e tragam consigo, ou cotem locação direto na cidade praiana.


Qual a diferença entre casar na praia e num salão?


Vamos elencar alguns pontos fundamentais, prós e contras de celebrar o casamento na praia, de um ponto de vista bem imparcial. Então, por favor, pensem nisso.


Conexão com a natureza


Vocês estarão em contato direto com o mar, um dos elementos da natureza que representa a pureza, isso porque o mar é limpo, e na sua superfície não tem história, todos os dias é diferente.


Simbolicamente falando, vocês trazem para o casamento uma renovação, zerando o passado, dando início a um novo ciclo a partir daquele dia.


Fotos lindas e maravilhosas


Impossível ter fotos feias na praia. Nem que seja um amigo ou amiga fotografando com o celular, o ambiente praia é maravilhoso por si só e durante 95% do tempo a iluminação é ótima, sobretudo nos horários dos casamentos.


Outrossim os noivos preferem se casar no nascer do sol ou no pôr do sol, os dois horários que os fotógrafos chamam de “golden hour” porque a iluminação fica branda e completa.


Verifique se na raia que você escolheu o sol se põe no mar ou na montanha, pois isso influencia na fotos e na decoração. Veja também a posição estimada do sol no horizonte para a época do ano escolhida. Hoje existem aplicativos que mostram isso.


Viagem pra praia em família


Viajar para a praia com a família e convidados é uma delícia, o casamento tem duração de 3 dias, se iniciando na sexta-feira e terminando só no domingo.


Muito melhor do que ter que falar rapidamente com aquele parente que veio de Brasília pra te prestigiar, e dar só 5 minutos de atenção porque a cerimonialista está te acelerando pra não atrasar o roteiro da festa.


Com 3 dias de viagem em família e amigos dá pra conversar bastante com todo mundo, dando a devida atenção e recebendo os devidos cumprimentos pelo casamento.


Fatores climáticos


Esse é um fator que conta ponto negativo para a celebração na praia. Por ser um ambiente externo é impossível prever seu clima com meses de antecedência. Claro que é possível pensar em períodos com menos chuva e mais chuva, planejando o casamento com base nos índices estatísticos, mas nunca é certeza de dar certo.


Esse é um dos motivos das cerimônias na praia ser mais curta. Em média um casamento na praia dura 40 minutos.


Se estiver muito calor os convidados não sofrem tanto, se estiver ventando e chegando chuva no fim da tarde, a cerimônia é breve e logo todos estarão dentro de um local abrigado.


Diferença de preço do casamento


Em outro artigo falei sobre quanto custa um casamento na praia, recomendo a leitura do mesmo para uma melhor compreensão dos custos envolvidos.


A média estimada de valores, para um casamento completo na praia, com decoração, cerimônia na praia, buffet, espaço, banda, DJ, enfim, tudo o que se espera de um casamento é de aproximadamente R$ 600,00 por convidado.


Mas existem pacotes de casamento na praia que barateiam esse custo e vocês mesmos podem organizar a festa por conta, então verifiquem qual a melhor opção para vocês, comparando os preços com o casamento na cidade ou no campo.



aliancas de casamento na praia
Alianças de casamento na praia


Conclusão sobre celebrar casamento na praia


Eu pessoalmente adoro celebrar na praia porque me sinto a conexão com o universo. A lua e o sol que influenciam nas marés, que influenciam nas ondas, que ao bater nas pedras extrai pequenos pedaços minerais que por sua vez vão salgando a água, e esta, transportando até a areia pequenos fragmentos de rochas gigantes, e assim sentimos a presença da vida, do fluxo natural deste planeta, de dar e receber.




bottom of page