Casamento na praia


Nesse artigo vou dar várias dicas para um casamento na praia, pensando no lado do celebrante de casamento. Isso porque o celebrante precisa pensar no som e portanto na eletricidade do casamento na praia.


Parece que não mas as ondas do mar e o vento exercem grande influência no som de um casamento na praia. Certamente um celebrante usando apenas o “gógó” não conseguirá ser bem ouvido por todos.


É justamente por isso que eu sempre levo comigo a minha caixa de som JBL 300, citada abaixo, porque caso haja algum imprevisto no som contratado, a minha cerimônia de casamento na praia não será tão prejudicada.



Casamento na praia em Ubatuba


O clima e os casamentos nas praias


Casamento na praia é uma delícia. Os convidados vão mais felizes porque sabem que será um casamento mais informal, roupas coloridas, floridas, leves, um vestido de noiva mais leve, o vestido das madrinhas em tons mais claros, tudo aquilo que combina com o clima praia.


E tem mais, ninguém vai só para o casamento, se o casamento for sábado à tarde, e normalmente é, os convidados já aproveitam a praia no sábado de manhã, e depois do casório, no domingo, também, aquela ressaca básica curtida a beira mar é bem mais suave, não é mesmo?


Outrossim o convite para o casamento passa a ser uma diversão em família e não uma obrigação de vestir gravata e terno no final de semana.


Para quem está pensando em se casar na praia e sentir esta emoção durante a cerimônia, precisa pensar em alguns detalhes que a maioria das pessoas não pensa antes da chegada do grande dia.


A duração da cerimônia de casamento na praia


40 minutos é o tempo ideal, em outro post aqui no meu site, me aprofundei bastante nesse assunto, o post é esse aqui: quanto tempo dura uma cerimônia de casamento.


Mas se você quiser ter só uma ideia do que eu penso a respeito vou resumir aqui mesmo pra você.


Sem dúvida o clima é imprevisível. As marés são previsíveis, os modelos matemáticos de previsão para o oceano são bem certeiros. Para o clima também, contudo, o clima é mais volátil pois envolve o ar, ventos, que mudam o tempo todo.


Assim sendo, temos certeza que com um mês de antecedência não dá pra ter ideia de como será o clima no dia. Quem dirá meses antes.


Inclusive já passei por situações que o clima mudou durante a cerimônia. Não estava ventando e começou a ventar logo depois do início.


Por esse motivo, da falta de previsibilidade do clima, que pode estar quente demais, frio demais, ventando demais, ou nada disso, por estar maravilhoso e ameno, mas que mesmo assim pode mudar daqui 30 minutos, é que eu indico uma cerimônia com 40 minutos de duração.


40 minutos pode parecer muito tempo pra você agora. Você está imaginando uma pessoa falando por 40 minutos. Uma aula chata de 40 minutos. Mas não, estou falando em 40 minutos para toda a cerimônia do casamento, incluindo as entradas, as assinaturas, dois pequenos discursos do celebrante, os votos e outras coisas que acontecem.


Então quarenta minutos para uma cerimônia de casamento pode parecer muito pra você agora, mas eu tenho certeza que no dia, quando acabar você vai olhar pra mim e vai dizer: “você tinha razão, foi o tempo certo”’.


Posso afirmar isso porque os noivos sempre me dizem isso dois dias depois da cerimônia, quando eles estão na lua de mel, curtindo a viagem e me agradecendo pela cerimônia que eles encomendaram e sonharam e foi entregue apropriadamente.



Cerimônia de casamento no Prumirim, Ubatuba-SP


As especificidades de um casamento na praia


Eletricidade para casamento na praia



Nós vemos fotos incríveis de casamentos na praia e nem imaginamos os bastidores, a quantidade de detalhes que está por trás.


Eletricidade é um item que ninguém pensa porque faz parte do nosso cotidiano, do nosso dia a dia, em qualquer lugar tem uma tomada para recarregarmos o nosso celular, o carro já tem carregador USB, enfim, nem paramos pra pensar que a praia é um local "selvagem" que não tem tomada escondida ali na areia pra gente conectar nosso aparelho de som.


Por isso que cada vez mais as caixinhas de som estão fazendo sucesso na praia, porque são a bateria.



Caixas de som à bateria


Pense em levar caixas de som potentes à bateria, a cada dia elas estão ficando mais baratas e vale a pena o investimento, depois você vai ficar com uma caixa de som pra você, pra usar em qualquer lugar, quando quiser.


Verifique com quem vai usar este som se é necessário uma mesa de som, um microfone, um tripé para o microfone, ou microfone de lapela, estes itens você pode alugar de algum DJ, ou alguma banda, ou dos próprios profissionais que vão tocar e discursar no seu casamento.


Um modelo que funciona bem na praia, com 120 Watts RMS, é a Party Box 300, da marca JBL que pesa aproximadamente 16 kilos, podendo ser transportada para lugares nunca antes tocados pela humanidade (rs). Para maiores informações veja em:


https://canaltech.com.br/produto/jbl/partybox-300/




Gerador de energia


Existem geradores portáteis, bem leves, que funcionam a gasolina, você tem que comprar gasolina comum no posto e misturar com um pouco de óleo 2 tempos conforme as indicações no manual do gerador. Um modelo de gerador que segura uma caixa de som, ideal para uma cerimônia num local remoto é o Motomil de 800W, modelo MG-950.


Com o peso aproximado de 20 kilos pode ser carregado por uma pessoa sozinha, inclusive caminhando pela areia.


Para maiores informações sobre este gerador, consulte o site do fabricante:


https://grupogmeg.com.br/produto/mg950




Locomoção


Pensem também que a equipe de decoração precisa ter fácil acesso ao local, praias com trilhas, ribanceiras ou onde se chega apenas de barco, não são indicadas para casamentos que necessitem de bancos, grandes arcos floridos como o da foto, tendas, etc...


Você até pode realizar um casamento numa ilha, mas vai precisar de um escuna só pra decoração, outra só pro buffet e mais uma só para os seus convidados.


Para levá-los e claro, para a desmontagem que normalmente acontece a noite. A escuna sai para o mar a noite? Tem iluminação apropriada?



Ventos e chuvas durante o casamento na praia, o que fazer?


A maior preocupação da noiva é com a chuva; "será que vai chover no dia do meu casamento?" Não existe previsão do tempo para daqui 6 meses ou um anos, antecedência normal que o casamento é organizado.


O que vocês podem fazer é olhar o índice pluviométrico da cidade e escolher um mês que normalmente chove menos, notadamente os meses de inverno no litoral chove menos. "Ah mas meus convidados não vão querer ir pra praia no inverno".


Concordamos com isso. Não é a toa que os meses mais concorridos para casamento na praia são setembro, outubro e novembro.


Meses com baixo índice pluviométrico e com climas mais agradáveis. E por serem os meses mais concorridos acaba saindo um pouquinho mais caro, porque quase todos os fornecedores sabem que vão fechar todos os sábados destes meses. Então a dica é casar numa sexta-feira ou num domingo pra conseguir um bom desconto ;)



Contudo o pior cenário não é a chuva. O vento pode ser muito mais cruel com o seu casamento do que a chuva. A chuva é fácil de resolver, um guarda chuva transparente para cada convidado e está tudo certo, afinal ninguém é de açúcar não é mesmo?


Mas o vento não tem muito o que fazer, ou você tem um plano B numa área abrigada e coberta ou a decoração vai sair voando, a areia vai entrar no olho dos convidados, e a única coisa que todo mundo vai querer, inclusive você, é que a cerimônia acabe o quanto antes.


Pense no fator vento e alugue um espaço com área abrigada, mas que tenha acesso a praia, esta é a melhor maneira de garantir o sucesso do seu grande dia!




Cerimonialista para casamento na praia


Uma assessora de casamento conhece vários espaços, já passou por várias experiências, e pode te ajudar com estas dicas e muito mais, personalizando as indicações de fornecedores de acordo com o seu gosto e de acordo com o seu bolso.



Minha recomendação de assessoria para casamento na praia é a Hellen Nogueira que está no ramo há muito tempo e com certeza terá dicas valiosas para você. Veja este vídeo que lindo o trabalho que ela realiza:




Fala com a Hellen vai valer a pena


www.casamentosubatuba.com.br


012981666670



Blog com dicas de casamento na praia


Se você quiser mais dicas sobre casamento na praia, você pode consultar blogs online e conversar com outras noivas que já realizaram seus casamentos. Uma dica bacana é o blog casamentonapraia.blog.br



<- voltar para home



#casamentonapraia #guiacasamentonapraia #guiapraticocasamentonapraia #comocasaremubatuba #cerimonialistaubatuba #celebranteubatuba


  • Daniel Santos ubatuba
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Daniel Santos Celebrante

© 2020 por Daniel Santos - celebrante de casamento. Todos os direitos reservados. CNPJ: 32.860.139/0001-00 Ubatuba - SP