Como casar no civil
Vamos explicar passo-a-passo como funciona casar no civil, quanto custa casar no civil, quantos padrinhos são necessários para se casar no civil e se é possível ter um casamento civil de graça.
Acompanhe o artigo até o final, pois o tema é simples de ser entendido mas cheio de detalhes, e esperamos abordar todos eles aqui. Portanto evite pular o artigo. E para te ajudar vamos colocar em negrito as partes mais importantes ;)
Não faça um site de casamento antes de ler isso!
O que precisa para casar no civil?
Para casar no civil você precisa ir ao cartório de registro civil com duas testemunhas maiores de 18 anos, certidão de nascimento atualizada (modelo novo com QR code) e comprovante de endereço atualizado. Além de pagar a taxa do casamento civil.
Vocês precisarão escolher qual o regime de bens querem adotar e se adotarão o sobrenome um do outro, ou se manterão seus nomes de solteiro.
Escolher o regime de bens do casamento
Conversem antes de iniciar o processo de casamento civil sobre qual regime de bens vocês adotarão. Os regimes disponíveis são:
comunhão parcial de bens (o tradicional no Brasil)
comunhão total de bens
separação total de bens
ATENÇÃO: o regime mais fácil e simples é o de comunhão parcial de bens. Os outros regimes de bens envolvem outro tipo de cartório, declarações pré-nupciais registradas, o que costuma atrasar a data do casamento efetivo.
Procurem se orientar com um advogado antes de iniciarem o casamento civil. Uma consulta não é cara perto da dor de cabeça que vocês vão evitar com a burocracia necessária caso escolham um regime diferente da comunhão parcial de bens.
Sugiro a leitura do artigo do Dr Marco Jean de Oliveira Teixeira sobre regime de bens.
Escolham se vão mudar de nome ou não
Esta é uma decisão importante, pois são mais de 10 documentos que precisam ser alterados, caso decidam mudar de nome no ato do casamento civil.
Ou seja, dá um trabalhão atualizar todos os documentos para o nome novo. Portanto se essa não for uma questão fundamental para você, prefira manter os nomes de solteiros.
Casamento no civil valor
O valor do casamento civil varia para cada estado da federação e muda todos os anos. Atualmente, 2024 no estado de São Paulo custa R$ 548,78 para casar dentro do cartório e se for em diligência, fora do cartório o valor é de R$ 1.900 aproximadamente.
Para ver os valores de outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, consulte o nosso artigo sobre quanto custa casamento civil 2024.
Casamento no civil de graça
O Código Civil Brasileiro, no seu artigo 1.512 garante a todos brasileiros o casamento civil de graça. Para isso conseguir o seu você precisa ir até o cartório de registro civil com uma declaração, que pode ser feito à mão mesmo, dizendo que não pode pagar a taxa do casamento.
O cartório vai emitir um formulário de isenção de taxa do casamento civil que deve ser validado no CRAS (centro de referência e assistência social) da sua cidade. Leve no CRAS sua carteira de trabalho, comprovante de renda, RG, CPF e comprovante de endereço.
Depois de validado no serviço de assistência social da sua cidade você deve voltar ao cartório para agendar o seu casamento civil, que acontecerá sem nenhum custo.
Não faça um site de casamento antes de ler isso!
Casamento no civil, como funciona
É preciso entrar em contato com o cartório e agendar um dia para ir até lá, noivos e duas testemunhas. No dia agendado, com todos presentes, e com os documentos necessários em mãos, é dado entrada no período de proclamas, para dali 20 ou 30 dias acontecer o casamento de fato.
Passo a passo para realizar o seu casamento dentro do CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:
1) ligue no cartório mais próximo da sua residência (clique aqui para saber qual é) para verificar se você pode casar nesse cartório de acordo com o seu endereço, porque existe uma regra entre os cartórios: você só pode se casar naquele mais próximo da sua residência, que precisa ser comprovada com comprovante de endereço;
2) agende um dia para ir ao cartório (noivos e duas testemunhas maiores de 18 anos)
3) leve consigo RG ou CNH (noivos e testemunhas) e certidão de nascimento (noivos). O comprovante de endereço pode ser solicitado;
4) pague o valor de solicitado pelo cartório (clique e verifique os valores atualizados para casamento civil em 2020);
5) espere o período dos proclamas, 15 dias,esse é o prazo entre a entrada dos papéis até a emissão da habilitação para o casamento civil, nesses 15 dias será publicado em vários jornais oficiais a intenção dos noivos se casarem, é a boa e velha pergunta "se alguém tem alguma coisa contra este casamento, fale agora, ou cale-se para sempre" ;
6) vá no dia agendado para casar dentro do cartório com um juiz de paz, que realiza a leitura dos termos do casamento que dura 7 minutos, leve apenas as duas testemunhas que foram no agendamento, pois não há cerimônia, é como uma renovação de CNH, só se lê e confere os dados, os noivos e testemunhas assinam.
Não faça um site de casamento antes de ler isso!
Casamento EM DILIGÊNCIA, fora do cartório:
1) o procedimento acima é o mesmo até o item 5, só o valor do item 4 que muda;
2) você informa o dia, horário e local do casamento e o juiz de paz vai até esse local realizar a leitura dos termos do seu casamento em 7 minutos aproximadamente, não há discurso, nem cerimônia, pode ser realizado numa sala pequena próxima a festa apenas com os noivos e as duas testemunhas;
3) o valor pago é maior, consulte valores para casamento civil
Casamento RELIGIOSO, com efeito civil:
É quando você se casa com um celebrante de casamento que é ministro religioso, padre ou pastor, dentro ou fora da igreja.
1) ligue no cartório mais próximo da sua casa, veja aqui como encontrar, e verifique se você pode casar nele, de acordo com seu endereço;
2) solicite documentação do religioso, pois a igreja pode emitir um ofício informando ao cartório o nome do seu ministro religioso, assim como o seu CNPJ. Se você não levar este ofício o cartório vai te pedir essas informações.
3) agende visita ao cartório com as duas testemunhas (que estarão também no seu casamento religioso);
4) entregue a documentação ao cartório e informe o local, data e horário que está no convite de casamento;
5) pague a taxa do cartório para os proclamas, verifique valores para casamento religioso com efeito civil;
5 ) realize a cerimônia de acordo com as suas preferências religiosas e/ou místicas, lembrando que na hora de dizer o "sim" os noivos não podem brincar nem titubear;
6) os noivos têm 90 dias para levar os documentos assinados até o cartório.
Não faça um site de casamento antes de ler isso!
Casamento no civil, quantos padrinhos
Os padrinhos de casamento são aqueles que servirão como fiéis escudeiros do casal e farão de tudo para que permaneçam juntos, aconselhando cada um dos noivos e orientando a nova família.
Os padrinhos existem nesse sentido, socialmente falando, como conselheiros, e a figura dos padrinhos surgiu com os casamentos religiosos.
Por exemplo, a igreja católica sugere pelo menos um casal de padrinhos que sirvam de exemplo aos noivos, ou seja, dentro do que a igreja católica acredita, um casal que seja casado na igreja e siga os preceitos da religião.
Contudo, para o casamento civil não faz muito sentido usar o termo “padrinho” e “madrinha” O que é previsto em lei são duas testemunhas, maiores de 18 anos.
Alguns cartórios exigem que as testemunhas não sejam nem pai nem mãe dos noivos, mas a maioria dos cartórios não faz alusão a isso.
As testemunhas servem para dar validade jurídica ao casamento, como testemunhas de que a união é verdadeira, e não um casamento de fachada.
Além disso, além de garantirem a veracidade do ato, as testemunhas servem como fatores inibidores dos casamentos forçados, ou casamentos forjados. E é justamente por isso que alguns cartórios não permitem que as testemunhas sejam os pais dos noivos. Para evitar que algum dos dois esteja casando por serem obrigados pelos pais a contraírem matrimônio.
Lembrancinha para padrinhos de casamento, suas testemunhas
É de bom tom que você dê alguma coisa para as suas testemunhas civis, as duas pessoas maiores de 18 anos que acompanham vocês no cartório.
Não é uma obrigação, mas também elas não são obrigadas a serem suas testemunhas, ficarem na fila, irem duas vezes no cartório com vocês.
Então, fizemos uma seleção dos três itens mais comuns que são dados como presente para as testemunhas para que você possa comprar online e já deixar guardado para o dia do casamento. Veja nossa seleção:
Celebrante de casamento
Algumas pessoas se tornam profissionais em celebrar casamentos, profissão se chama Celebrante. Não confunda com cerimonialista de casamentos, que é quem cuida dos cortejos de entrada, pede pra soltar a música, segura o buquê da noiva durante a cerimônia, dentre tantas outras atribuições.
Alguns celebrantes profissionais são também ministros religiosos e por isso, além de contar sua história de uma maneira linda e personalizada, breve e impactante, o casamento terá também o efeito civil.
Assista algumas cerimônias realizadas por celebrante profissional, que é também ministro religioso e veja se é o que você procura: cerimônias realizadas por celebrante!
Leia sobre a possibilidade de fazer uma união estável ao invés de um casamento civil.
Assista abaixo o vídeo dos dois celebrantes de casamento explicando o casamento civil gratuito, casamento civil em diligência, casamento religioso com efeito civil.
Cartórios de Registro Civil
A melhor maneira para encontrar cartórios de registro civil é pelo site da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais.
Isso porque eles permitem que você realize uma consulta usando o seu CEP e o número da sua casa, é portanto uma busca precisa.
Se vocês está procurando cartório de registro civil em SJC, ou se você está procurando cartório de registro civil em Guarulhos, ou seja, cartório de registro civil no estado de SP, você vai acessar o site:
Depois você vai digitar o seu CEP, e o número da sua residência, que o site da associação dos registradores vai te mostrar exatamente qual cartório você deve se dirigir.
O site já mostra telefone e e-mail do cartório de registro civil da sua região, então a nossa sugestão é que você ligue antes de ir lá. Eles passam todas as informações por telefone.
Muitos cartórios possuem sites ativos com todas as informações no site também.
Cartórios de Registro Civil fora de São Paulo
Se você procura o cartório mais próximo da sua residência no Paraná, ou na Bahia, você pode fazer da seguinte maneira:
Digite seu endereço no Google Maps pelo computador maps.google.com
Depois clique no terceiro botão "próximo" como mostrado na imagem:
Em seguida digite Cartório Registro Civil e pesquise
O Google vai te mostrar a relação dos cartórios mais próximos, você pode ligar antes e verificar se realmente é neste cartório que você deve dar entrada no seu casamento civil.
Documentos para Casar
Os documentos para casar exigidos pelo cartório são:
RG e CPF, ou CNH, dos noivos, original e em bom estado de conservação.
Certidão de nascimento atualizada em menos de 90 dias para noivos que são solteiros
Certidão de casamento com averbação de divórcio para noivos que já foram casados
RG ou CNH, de duas testemunhas maiores de 18 anos e que conhecem o casal
Acima estão os documentos obrigatórios para casar no Brasil. Mas além disso temos mais algumas dicas pra vocês.
Levem um comprovante de endereço, apesar dele ser declaratório, o cartório pode querer confirmar.
Se vocês já vivem em União Estável, vocês podem pedir a conversão de união estável em casamento. O valor é o mesmo, mas o processo é mais simples.
Para o casamento religioso com efeito civil é um pouco diferente, então sugerimos a leitura do próximo artigo:
Tenha um site para o seu casamento clique e faça sua lista de presentes aqui!
Guia prático para oficializar sua união
Como se casar no cartório
O que é necessário para o casamento civil?
Para realizar o casamento civil, os noivos precisam comparecer ao cartório de registro civil com dois acompanhantes maiores de 18 anos.
É preciso levar a certidão de nascimento atualizada e um comprovante de endereço recente. Também é necessário pagar a taxa do casamento civil.
Definindo o regime de bens
Os noivos devem escolher o regime de bens antes de iniciar o processo. As opções são:
Comunhão parcial de bens
Comunhão total de bens
Separação total de bens
A comunhão parcial é a mais simples e comum. Os outros regimes exigem mais burocracia e podem atrasar o casamento. É recomendável consultar um advogado para entender melhor cada opção.
Decisão sobre mudança de nome
Os noivos precisam decidir se vão adotar o sobrenome um do outro ou manter os nomes de solteiro.
Mudar o nome exige a atualização de mais de 10 documentos depois, o que dá bastante trabalho. Se não for essencial, é mais prático manter os nomes originais.
Custo do casamento civil
O valor varia em cada estado e muda anualmente. Em São Paulo, por exemplo, custa R$ 548,78 para casar no cartório em SP e R$ 1.900 aproximadamente para casar fora do cartório com juiz de paz em diligência.
É importante consultar os valores atualizados no estado onde será realizado o casamento.
Casamento civil gratuito
A lei garante o direito ao casamento civil gratuito para quem não pode pagar. Para isso, é preciso:
Ir ao cartório e fazer uma declaração de que não pode pagar a taxa
Preencher um formulário de isenção
Validar o formulário no CRAS da cidade
Voltar ao cartório para agendar o casamento
Como funciona o casamento civil
Os noivos devem agendar uma data no cartório para dar entrada no processo. Nesse dia, eles e as duas testemunhas precisam comparecer com os documentos necessários.
Após essa etapa, começa o período de proclamas, que dura de 20 a 30 dias. Só depois disso o casamento é realizado.
Passos para casar no cartório:
Ligar no cartório mais próximo da residência
Agendar data para ir ao cartório com as testemunhas
Levar documentos (RG/CNH, certidão de nascimento, comprovante de endereço)
Pagar a taxa do casamento
Aguardar o período de proclamas (15 dias)
Comparecer na data marcada para a cerimônia com as testemunhas
A cerimônia no cartório é breve, durando cerca de 7 minutos. Um juiz de paz lê os termos e os noivos e testemunhas assinam os documentos.
Casamento fora do cartório
O processo inicial é o mesmo, mas o juiz de paz vai até o local escolhido pelos noivos. Os passos são:
Seguir os procedimentos iniciais no cartório
Informar data, hora e local da cerimônia
Pagar uma taxa maior pelo deslocamento do juiz
Casamento religioso com efeito civil
Para ter efeito civil, o casamento religioso precisa:
Contato prévio com o cartório
Documentação da instituição religiosa
Agendamento no cartório com as testemunhas
Entrega dos documentos e informações da cerimônia
Pagamento da taxa
Realização da cerimônia religiosa
Entrega dos documentos assinados ao cartório em até 90 dias da data de emissão da habilitação com firma reconhecida do celebrante
Padrinhos no casamento civil
No casamento civil, são necessárias apenas duas testemunhas, que assinam os documentos. Elas não são chamadas de padrinhos, mas têm essa função simbólica de apoiar o casal.
No casamento religioso, o número de padrinhos pode variar conforme a tradição.
Lembranças para as testemunhas
Embora não seja obrigatório, muitos casais optam por dar lembranças às testemunhas do casamento civil. Algumas ideias são:
Porta-retratos personalizados
Garrafas de vinho com etiquetas especiais
Caixinhas com doces finos
Velas aromáticas
Plantinhas suculentas decoradas
A escolha depende do gosto do casal e do orçamento disponível.
Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais
Os Cartórios de Registro Civil são essenciais para documentar eventos importantes na vida dos cidadãos.
Para localizar o cartório correto, o site da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais é uma ferramenta útil.
Ao acessar o site, o usuário pode inserir seu CEP e número da residência. O sistema então indica o cartório específico para aquele endereço. Essa busca é precisa e eficiente.
O site fornece informações de contato como telefone e e-mail do cartório. É recomendado ligar antes de ir pessoalmente, pois muitas dúvidas podem ser esclarecidas por telefone.
Muitos cartórios têm sites próprios com informações detalhadas sobre seus serviços. Isso facilita o acesso às orientações necessárias antes de uma visita.
Essa ferramenta online é válida para todo o Brasil, inclusive para cidades como São José dos Campos e Guarulhos em São Paulo. O processo de busca é o mesmo, independentemente da localização.
Cartórios de Registro Civil em Outros Estados
Para encontrar um cartório de registro civil fora de São Paulo, é possível usar o Google Maps.
Abra o site maps.google.com no computador e digite seu endereço. Clique no botão "próximo" e pesquise por "Cartório Registro Civil". O mapa mostrará os cartórios mais pertos de você.
É uma boa ideia ligar para o cartório antes de ir. Assim, você pode confirmar se é o lugar certo para dar entrada no seu casamento civil. Essa dica vale para quem mora no Paraná, na Bahia ou em qualquer outro estado do Brasil.
Documentos para se Casar
Para se casar no Brasil, é preciso reunir alguns documentos importantes.
Os noivos devem apresentar RG e CPF ou CNH originais e em bom estado. Solteiros precisam de certidão de nascimento atualizada nos últimos 90 dias. Divorciados devem ter a certidão de casamento com averbação do divórcio.
Duas testemunhas maiores de 18 anos que conheçam o casal também são necessárias. Elas precisam levar RG ou CNH. Um comprovante de endereço pode ser pedido pelo cartório, mesmo sendo declaratório.
Casais em união estável podem optar pela conversão em casamento. O processo é mais simples, mas o custo é igual. Para casamento religioso com efeito civil, as regras são diferentes.
Viúvos precisam apresentar a certidão de óbito do cônjuge anterior. É importante ter todos os documentos em ordem para evitar atrasos no processo de casamento civil.
Perguntas Frequentes
Quanto custa casar no civil em 2024?
O preço para casar no civil varia de acordo com o cartório e a região. Em geral, o valor fica entre R$ 300 e R$ 500.
Alguns estados têm tabelas de preços fixos. É importante consultar o cartório da sua cidade para saber o custo exato.
Quais papéis são necessários para casar no civil?
Para casar no civil, é preciso levar:
RG e CPF dos noivos
Certidão de nascimento atualizada
Comprovante de residência
Declaração de duas testemunhas
Pacto antenupcial (se houver)
Noivos divorciados ou viúvos precisam de documentos extras.
Como marcar a data do casamento civil?
Para marcar o casamento civil:
Escolha o cartório de registro civil mais próximo da sua residência
Ligue ou vá pessoalmente
Informe a data desejada
Verifique a disponibilidade
Agende o dia e horário
Leve os documentos necessários
Alguns cartórios permitem agendamento online.
É possível casar de graça no civil?
Sim, é possível casar de graça no civil. A lei garante gratuidade para pessoas de baixa renda. Para isso, é preciso:
Comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos
Declarar situação de pobreza
Apresentar documentos que provem a condição financeira
Peça informações no cartório da sua cidade.
Quais são os passos para um casamento civil rápido?
Para um casamento civil rápido:
Reúna todos os documentos
Escolha um cartório com menos fila, o mais próximo da sua residência
Agende uma data próxima
Leve duas testemunhas
Opte por uma cerimônia simples
Assine os papéis no dia marcado
Alguns cartórios oferecem casamento expresso em poucos dias.
Como funciona o processo de casamento civil no Brasil?
O processo de casamento civil no Brasil segue estes passos:
Reunir documentos
Dar entrada no cartório
Publicar os proclamas (anúncio público)
Esperar o prazo legal do e-proclamas
Realizar a cerimônia
Assinar a certidão de casamento
Após a assinatura, o casal recebe a certidão oficial de casamento civil.
Comentarios