• Daniel Santos

Casamento civil, casamento religioso com efeito civil, juiz de paz, proclamas, testemunhas... entenda tudo isso de forma concisa.



Passo a passo para realizar o seu casamento dentro do CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:


1) ligue no cartório para verificar se você pode casar nesse cartório de acordo com o seu endereço, porque existe uma regra entre os cartórios: você só pode se casar naquele mais próximo da sua residência, que precisa ser comprovada com comprovante de endereço;

2) agende um dia para ir ao cartório (noivos e duas testemunhas maiores de 18 anos)

3) leve consigo RG ou CNH (noivos e testemunhas) e certidão de nascimento (noivos). O comprovante de endereço pode ser solicitado;

4) pague o valor de solicitado pelo cartório (clique e verifique os valores atualizados para casamento civil em 2020);

5) espere o período dos proclamas, 15 dias,esse é o prazo entre a entrada dos papéis até a emissão da habilitação para o casamento civil, nesses 15 dias será publicado em vários jornais oficiais a intenção dos noivos se casarem, é a boa e velha pergunta "se alguém tem alguma coisa contra este casamento, fale agora, ou cale-se para sempre" ;

6) vá no dia agendado para casar dentro do cartório com um juiz de paz, que realiza a leitura dos termos do casamento que dura 7 minutos, leve apenas as duas testemunhas que foram no agendamento, pois não há cerimônia, é como uma renovação de CNH, só se lê e confere os dados, os noivos e testemunhas assinam.


Casamento EM DILIGÊNCIA, fora do cartório:


1) o procedimento acima é o mesmo até o item 5, só o valor do item 4 que muda;

2) você informa o dia, horário e local do casamento e o juiz de paz vai até esse local realizar a leitura dos termos do seu casamento em 7 minutos aproximadamente, não há discurso, nem cerimônia, pode ser realizado numa sala pequena próxima a festa apenas com os noivos e as duas testemunhas;

3) o valor pago é maior, consulte valores para casamento civil



Casamento RELIGIOSO, com efeito civil:

É quando você se casa com um ministro religioso, o padre ou pastor, dentro ou fora da igreja.


1) ligue no cartório e verifique se você pode casar nele, de acordo com seu endereço;

2) solicite documentação do religioso, pois a igreja pode emitir um ofício informando ao cartório o nome do seu ministro religioso, assim como o seu CNPJ. Se você não levar este ofício o cartório vai te pedir essas informações.

3) agende visita ao cartório com as duas testemunhas (que estarão também no seu casamento religioso);

4) entregue a documentação ao cartório e informe o local, data e horário que está no convite de casamento;

5) pague a taxa do cartório para os proclamas, verifique valores para casamento religioso com efeito civil;

5 ) realize a cerimônia de acordo com as suas preferências religiosas e/ou místicas, lembrando que na hora de dizer o "sim" os noivos não podem brincar nem titubear;

6) os noivos tem 90 dias para levar os documentos assinados até o cartório.


Celebrante de casamentos


Algumas pessoas se tornam profissionais em celebrar casamentos, profissão se chama Celebrante. Não confunda com cerimonialista de casamentos, que é quem cuida dos cortejos de entrada, pede pra soltar a música, segura o buquê da noiva durante a cerimônia, dentre tantas outras atribuições.

Alguns celebrantes profissionais são também ministros religiosos e por isso, além de contar sua história de uma maneira linda e personalizada, breve e impactante, o casamento terá também o efeito civil.

Assista algumas cerimônias realizadas por celebrante profissional, que é também ministro religioso e veja se é o que você procura: cerimônias realizadas por celebrante!


Antes de ir ao cartório para o casamento civil


Uma dica importante antes de chegarem no cartório, vocês precisam decidir duas coisas importantes, porque eles vão perguntar a vocês:


  1. Se vão mudar o sobrenome ou não (os dois podem mudar os sobrenomes)

  2. Qual o regime de bens que vocês vão escolher?


Sobre os regimes de bens e suas implicações legais é sempre bom consultar um advogado para entender todas as dimensões legais. Sugiro ler este texto, onde tem muita informação sobre regimes de bens.


Conheça um celebrante de casamento com efeito civil!

Veja algumas cerimônias de casamento, com efeito civil, realizadas pelo celebrante Daniel Santos, aqui!

#comocasarnocivil #casamentocivil #casamentocomefeitocivil #quantocustacasar

© 2020 por Daniel Santos - celebrante profissional de casamentos. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 32.860.139/0001-00

  • Daniel Santos Celebrante
  • Daniel Santos ubatuba