Como casar no civil


Vamos explicar passo-a-passo como funciona casar no civil, quanto custa casar no civil, quantos padrinhos são necessários para se casar no civil e se é possível ter um casamento civil de graça.


Acompanhe o artigo até o final, pois o tema é simples de ser entendido mas cheio de detalhes, e esperamos abordar todos eles aqui. Portanto evite pular o artigo. E para te ajudar vamos colocar em negrito as partes mais importantes ;)



como casar no civil
Casamento civil
Não faça um site de casamento antes de ler isso!

O que precisa para casar no civil?


Para casar no civil você precisa ir ao cartório de registro civil com duas testemunhas maiores de 18 anos, certidão de nascimento atualizada (modelo novo com QR code) e comprovante de endereço atualizado. Além de pagar a taxa do casamento civil.


Vocês precisarão escolher qual o regime de bens querem adotar e se adotarão o sobrenome um do outro, ou se manterão seus nomes de solteiro.


Escolher o regime de bens do casamento


Conversem antes de iniciar o processo de casamento civil sobre qual regime de bens vocês adotarão. Os regimes disponíveis são:


  • comunhão parcial de bens (o tradicional no Brasil)

  • comunhão total de bens

  • separação total de bens


ATENÇÃO: o regime mais fácil e simples é o de comunhão parcial de bens. Os outros regimes de bens envolvem outro tipo de cartório, declarações pré-nupciais registradas, o que costuma atrasar a data do casamento efetivo.


Procurem se orientar com um advogado antes de iniciarem o casamento civil. Uma consulta não é cara perto da dor de cabeça que vocês vão evitar com a burocracia necessária caso escolham um regime diferente da comunhão parcial de bens.


Sugiro a leitura do artigo do Dr Marco Jean de Oliveira Teixeira sobre regime de bens.


Escolham se vão mudar de nome ou não


Esta é uma decisão importante, pois são mais de 10 documentos que precisam ser alterados, caso decidam mudar de nome no ato do casamento civil.


Ou seja, dá um trabalhão atualizar todos os documentos para o nome novo. Portanto se essa não for uma questão fundamental para você, prefira manter os nomes de solteiros.



Casamento no civil valor


O valor do casamento civil varia para cada estado da federação e muda todos os anos. Atualmente, no estado de São Paulo custa R$ 507,08 para casar dentro do cartório e se for em diligência, fora do cartório o valor é de R$ 1.392,12.


Para ver os valores de outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, consulte o nosso artigo sobre quanto custa casamento civil 2021.




Veja ideias de presente para as suas duas testemunhas (padrinhos)

Não se esqueça dos seus votos de casamento