O que é uma cerimonialista? Qual a diferença entre cerimonialista e celebrante?
Fizemos uma pesquisa em nossas redes sociais e a grande maioria das pessoas não sabe a diferença entre o trabalho do cerimonialista e o trabalho do celebrante. Então decidimos fazer este post, bem prático e simples pra você entender a diferença.
Índice desse artigo
O que faz um cerimonialista?
Toda essa confusão é gerada porque o nome cerimonialista nos leva à palavra cerimônia e por isso pensamos que é o cerimonialista que faz a cerimônia, aquele que faz o discurso aos noivos.
Mas cerimonialista é aquele que cuida do cerimonial, ou seja, o rito cerimonial, o ritual do casamento. Estamos falando da organização das entradas, dos cortejos, a saber;
entrada do noivo e sua mãe
entrada dos padrinhos
cortejo da noiva
florista
entrada da noiva
alianças
cumprimentos
saídas
É a/o cerimonialista que verifica se a noiva já está pronta para autorizar o início das músicas da cerimônia. Sem a aprovação dela os músicos não podem dar início, senão corre-se o risco de prejudicar todo o andamento do rito cerimonial.
Normalmente nunca trabalha sozinha, sempre tem pelo menos mais uma pessoa na sua equipe e se comunicam por rádio. Quando uma está com a noiva, pronta no carro, a outra faz o sinal para os músicos iniciarem a tocar.
Durante a festa de casamento ela cuida das fotos protocolares, e alguém da equipe sempre fica ao lado dos noivos para o que eles precisarem, desde pegar bebidas até encontrar algum parente no meio dos seus 200 convidados.
Por isso que a função cerimonialista é fundamental para um casamento harmonizado e de maneira alguma se opõe ao trabalho do celebrante, pelo contrário, ajuda-o a executar a cerimônia em boa harmonia com todos os fornecedores envolvidos. Em breve essa função será uma profissão reconhecida pelo governo brasileiro, segundo a wikipedia.
O que faz um celebrante? O que é celebrante?
Celebrante é aquele que celebra a formação da nova família, aquele que profere o discurso aos noivos e seus convidados. É um profissional contratado pelo noivos para dar sentido ao ritual de passagem da vida de solteiros para a vida de casados.
Existem profissionais e profissionais, como em todas as profissões. Alguns fazem a releitura de cerimônia pronta, repetindo o mesmo discurso a cada casamento. Outros preferem estudar a fundo a história do casal e os anseios dos noivos para que a cerimônia seja sentida como o ritual deles, a sua passagem, personalizada.
Veja um exemplo de discurso de cerimônia de celebrante profissional:
Cerimonialista e celebrante, juntos!
Portanto não existe disparidade, não existe competição entre o trabalho do cerimonialista e do celebrante, pelo contrário, trabalham juntos para a felicidade dos noivos, as duas funções são importantes para que a cerimônia dos sonhos se realize.
E não é por acaso que o Celebrante Daniel Santos é casado com a Cerimonialista Hellen Nogueira, rsrsrs...
Assessora de casamento versus Cerimonialista
E agora você deve estar se perguntando, qual a diferença entre uma assessora de casamento e uma cerimonialista?
Pois é, existe diferença sim!
A assessora dos noivos é o braço direito deles em todas as etapas do planejamento, começando pelo planejamento financeiro, meses e meses antes do casamento acontecer.
A assessoria é quem indica fornecedores para o casamento deles, isso porque, toda pessoa que indica algum fornecedor de casamento responde solidariamente por isso na justiça.
Isso quer dizer que a assessora desenvolve ao longo de anos uma rede de parceiros confiável, que trazem segurança para serem indicados aos noivos.
Caso o fornecedor não apareça no casamento, e isso gere um processo judicial, a assessora será chamada para explicar o porque indicou tal fornecedor.
Então muito cuidado ao indicar alguém!
Já a cerimonialista, como explicado acima, ela cuida do cerimonial, da organização do cortejo, de soltar as músicas, de arrumar o vestido da noiva.
A maioria das empresas oferece os dois serviços; Assessoria e Cerimonial.
E agora você sabe o porque ;)
Quando é o dia da Cerimonialista?
O dia 29 de outubro foi definido como o dia da Cerimonialista! Isso foi aprovado num projeto de lei encaminhado ao Senado Federal.
Não é um dia de feriado, mas é um dia de agradecer o seu cerimonialista, a sua cerimonialista nas redes sociais, de mandar um zap agradecendo tudo o que ela, ou ele, fez pelo seu sonho.
Cerimonialista pode ser homem?
A pergunta em si já gera estranhamento para mim, porque na hora vem na minha cabeça, porque não poderia?
A resposta é sim. O cerimonialista homem pode ajudar os noivos no dia do casamento com toda certeza do mundo.
Em pleno ano 2022 não tem o porque a gente fazer esse tipo de pergunta, ou questionamento. Cerimonialistas homens e mulheres tem ajudado milhões de casais, no mundo todo, todos os anos a realizarem os seus sonhos!
Leia mais sobre casamentos...
E se você quer um casamento na praia, leve, intenso e que seja a sua cara. Conheça nosso pacote de casamento.
Não faça o seu site de casamento antes de ler isso!
Comments