• Daniel Santos

Qual a diferença entre Cerimonialista e Celebrante?


Fizemos uma pesquisa em nossas redes sociais e a grande maioria das pessoas não sabe a diferença entre o trabalho do cerimonialista e o trabalho do celebrante. Então decidimos fazer este post, bem prático e simples pra você entender a diferença.


Cerimonialista versus Celebrante?

O que faz um cerimonialista? O que é cerimonialista?


Toda essa confusão é gerada porque o nome cerimonialista nos leva à palavra cerimônia e por isso pensamos que é o cerimonialista que faz a cerimônia, aquele que faz o discurso aos noivos.


Mas cerimonialista é aquele que cuida do cerimonial, ou seja, o rito cerimonial, o ritual do casamento. Estamos falando da organização das entradas, dos cortejos, a saber;


  1. entrada do noivo e sua mãe

  2. entrada dos padrinhos

  3. cortejo da noiva

  4. florista

  5. entrada da noiva

  6. alianças

  7. cumprimentos

  8. saídas


É a/o cerimonialista que verifica se a noiva já está pronta para autorizar o início das músicas da cerimônia. Sem a aprovação dela os músicos não podem dar início, senão corre-se o risco de prejudicar todo o andamento do rito cerimonial.


Normalmente nunca trabalha sozinha, sempre tem pelo menos mais uma pessoa na sua equipe e se comunicam por rádio. Quando uma está com a noiva, pronta no carro, a outra faz o sinal para os músicos iniciarem a tocar.


Durante a festa de casamento ela cuida das fotos protocolares, e alguém da equipe sempre fica ao lado dos noivos para o que eles precisarem, desde pegar bebidas até encontrar algum parente no meio dos seus 200 convidados.


Por isso que a função cerimonialista é fundamental para um casamento harmonizado e de maneira alguma se opõe ao trabalho do celebrante, pelo contrário, ajuda-o a executar a cerimônia em boa harmonia com todos os fornecedores envolvidos. Em breve essa função será uma profissão reconhecida pelo governo brasileiro, segundo a wikipedia.


O que faz um celebrante? O que é celebrante?


Celebrante é aquele que celebra a formação da nova família, aquele que profere o discurso aos noivos e seus convidados. É um profissional contratado pelo noivos para dar sentido ao ritual de passagem da vida de solteiros para a vida de casados.


Existem profissionais e profissionais, como em todas as profissões. Alguns fazem a releitura de cerimônia pronta, repetindo o mesmo discurso a cada casamento. Outros preferem estudar a fundo a história do casal e os anseios dos noivos para que a cerimônia seja sentida como o ritual deles, a sua passagem, personalizada.


Veja um exemplo de discurso de celebrante de casamentos:



Cerimonialista e celebrante, juntos!


Portanto não existe disparidade, não existe competição entre o trabalho do cerimonialista e do celebrante, pelo contrário, trabalham juntos para a felicidade dos noivos, as duas funções são importantes para que a cerimônia dos sonhos se realize.


E não é por acaso que o Celebrante Daniel Santos é casado com a Cerimonialista Hellen Nogueira, rsrsrs...


Cerimonialista e Celebrante, juntos!
Mamãe Hellen, filhinho Gabriel e papai Daniel

Assessora de casamento online


Além de cerimonialista, a Hellen também é assessora de noivas e oferece um serviço de consultoria online para noivas que precisem de ajuda para organizar suas contas, seus prazos e coordenar seus fornecedores. É feito um planejamtno financeiro, análise de contratos com fornecedores e dicas úteis que podem economizr muito tempo e dinheiro. Conheça o projeto de assessoriaonline da Hellen!


Veja mais artigos como esse, confira nosso blog!


#oqueecerimonialista #oqueecelebrante #celebrante #cerimonialista #funcaocerimonialista #funcaocelebrante

© 2020 por Daniel Santos - celebrante profissional de casamentos. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 32.860.139/0001-00

  • Daniel Santos Celebrante
  • Daniel Santos ubatuba