Trocar alianças de casamento é um ato simbólico, com muitos significados implícitos que nem todos os casais sabem quais são.
Por isso que eu decidi escrever esse post, para contar a vocês, pelo menos, 3 significados das alianças de casamento trocados durante uma cerimônia.
Meu nome é Daniel Santos, eu sou celebrante de casamentos profissional e já celebrei mais de 80 casamentos de 2019 até 2021.
Sendo assim, vou expôr os três significados que eu vejo para os anéis sagrados do matrimônio.
Alianças Significado
Alianças significado; um anel que representa um acordo entre duas pessoas, tradicionalmente, um acordo amoroso, é um símbolo reconhecido publicamente de que a pessoa é comprometida.
Estabelecer uma aliança com alguém significa estabelecer um pacto, um acordo, com regras claras e que valem para os dois.
Portanto uma aliança pode ser comparada a um contrato social, visualmente reconhecida.
O significado religioso da alianças de casamento
Deus estabeleceu várias alianças com a humanidade ao longo dos tempos e as mais famosas dessas alianças são:
Aliança com Adão
Deus estabeleceu uma aliança com Adão que usufruísse do éden desde que não comessse do fruto proibido.
Adão podia dar nome a todos os animais, usufruir de tudo que estava sob a terra, com a única condição de não comer do fruto proibido.
Todos sabemos da história da maça e da serpente, e infelizmente hoje vivemos como vivemos por conta do pecado original.
Aliança com Noé
Com Noé o senhor Deus estabeleceu que o mundo seria destruído com um dilúvio e que isso representaria uma nova aliança, uma nova oportunidade para que a humanidade recomeçasse, e tentasse permanecer mais próxima D'ele.
O símbolo dessa nova aliança pode ser visto até hoje, que é o arco-íris. A refência sobre essa aliança e o arco-íris pode ser encontrado na Bíblia Sagrada no livro de Gênesis, 9: 13 - 15.
Mas infelizmente um dos filhos de Noé se virou contra o pai, e a Terra foi dividida em dois grupos, um que seguia os preceitos de Deus, da nova aliança, e outro que não seguia.
Aliança com Jesus Cristo
Depois de todos os pecados cometidos pelo homem, o pecado original, e os erros da humanidade depois da nova aliança com Noé, Deus todo poderoso enviou o seu filho, Jesus Cristo para estabelecer uma nova aliança.
Jesus Cristo veio à terra, só pregou coisas boas para a humanidade, só fez coisas boas, milagres de cura, e mesmo assim foi crucificado pelos homens.
Entre um assassino e Jesus Cristo, escolheram que se libertasse o assassino.
Assim morreu Jesus Cristo, crucificado, e que antes de morrer pediu que Deus todo poderoso perdoasse os homens que estavam fazendo aquilo.
Essa nova aliança anula o pecado original e todos os pecados anteriores, e permite a todos os seres humanos que se arrependam dos seus pecados e sejam salvos.
O que significa trocar alianças de casamento?
Trocar alianças de casamento numa cerimônia social significa que os noivos prometem um para o outro amor eterno, amor infinito.
Por isso que as alianças são redondas, circulares, porque não é possível identificar onde é o fim de uma aliança.
Uma aliança não tem fim, não acaba, não some. Por isso que elas são circulares e comumente são feitas de ouro, um metal altamente resistente à passagem do tempo.
Quando os noivos estão de mãos dadas as alianças formam um 8 deitado, que é símbolo do infinito.
Se você tem curiosidade para ler o discurso que eu faço antes dos noivos trocarem alianças, você pode ver uma cerimônia de casamento na íntegra, no kit completo, disponível nessa página: https://www.celebranteubatuba.com/comprar-cerimonias
Comments