Trocar alianças de casamento é um ato simbólico, com muitos significados implícitos que nem todos os casais sabem quais são.


Por isso que eu decidi escrever esse post, para contar a vocês, pelo menos, 3 significados das alianças de casamento trocados durante uma cerimônia.


Meu nome é Daniel Santos, eu sou celebrante de casamentos profissional e já celebrei mais de 80 casamentos de 2019 até 2021.


Sendo assim, vou expôr os três significados que eu vejo para os anéis sagrados do matrimônio.



alianças de casamento significado
Alianças de casamento lado a lado: INFINITO


Alianças Significado


Alianças significado; um anel que representa um acordo entre duas pessoas, tradicionalmente, um acordo amoroso, é um símbolo reconhecido publicamente de que a pessoa é comprometida.


Estabelecer uma aliança com alguém significa estabelecer um pacto, um acordo, com regras claras e que valem para os dois.


Portanto uma aliança pode ser comparada a um contrato social, visualmente reconhecida.


O significado religioso da alianças de casamento


Deus estabeleceu várias alianças com a humanidade ao longo dos tempos e as mais famosas dessas alianças são:


Aliança com Adão


Deus estabeleceu uma aliança com Adão que usufruísse do éden desde que não comessse do fruto proibido.


Adão podia dar nome a todos os animais, usufruir de tudo que estava sob a terra, com a única condição de não comer do fruto proibido.


Todos sabemos da história da maça e da serpente, e infelizmente hoje vivemos como vivemos por conta do pecado original.


Aliança com Noé


Com Noé o senhor Deus estabeleceu que o mundo seria destruído com um dilúvio e que isso representaria uma nova aliança, uma nova oportunidade para que a humanidade recomeçasse, e tentasse permanecer mais próxima D'ele.


O símbolo dessa nova aliança pode ser visto até hoje, que é o arco-íris. A refência sobre essa aliança e o arco-íris pode ser encontrado na Bíblia Sagrada no livro de Gênesis, 9: 13 - 15.



aliança arco-íris
O arco-íris representa a aliança de Deus com a humanidade, depois de Noé


Mas infelizmente um dos filhos de Noé se virou contra o pai, e a Terra foi dividida em dois grupos, um que seguia os preceitos de Deus, da nova aliança, e outro que não seguia.


Aliança com Jesus Cristo


Depois de todos os pecados cometidos pelo homem, o pecado original, e os erros da humanidade depois da nova aliança com Noé, Deus todo poderoso enviou o seu filho, Jesus Cristo para estabelecer uma nova aliança.


Jesus Cristo veio à terra, só pregou coisas boas para a humanidade, só fez coisas boas, milagres de cura, e mesmo assim foi crucificado pelos homens.


Entre um assassino e Jesus Cristo, escolheram que se libertasse o assassino.


Assim morreu Jesus Cristo, crucificado, e que antes de morrer pediu que Deus todo poderoso perdoasse os homens que estavam fazendo aquilo.


Essa nova aliança anula o pecado original e todos os pecados anteriores, e permite a todos os seres humanos que se arrependam dos seus pecados e sejam salvos.


O que significa trocar alianças de casamento?


Trocar alianças de casamento numa cerimônia social significa que os noivos prometem um para o outro amor eterno, amor infinito.


Por isso que as alianças são redondas, circulares, porque não é possível identificar onde é o fim de uma aliança.


Uma aliança não tem fim, não acaba, não some. Por isso que elas são circulares e comumente são feitas de ouro, um metal altamente resistente à passagem do tempo.


Quando os noivos estão de mãos dadas as alianças formam um 8 deitado, que é símbolo do infinito.


Se você tem curiosidade para ler o discurso que eu faço antes dos noivos trocarem alianças, você pode ver uma cerimônia de casamento na íntegra, no kit completo, disponível nessa página: https://www.celebranteubatuba.com/comprar-cerimonias