• Daniel Santos

Mensagem aos noivos

Como personalizar a sua !


Este post é para ajudar os convidados de um casamento a personalizarem uma mensagem aos noivos. É tão ruim quando a gente escreve uma mensagem copiada do Google, porque, de repente, os noivos já viram, ou outro convidado também escreveu a mesma mensagem, se isso acontecer sua reação é uma só;


gif


Não corra esse risco! Aquela amiga de longa data, que compartilhou todos os segredos do ensino médio com você, aquele irmão que tomou o primeiro porre com você na adolescência merece coisa melhor!


Pense em alguma coisa que vocês viveram juntos


As recordações do passado tem um poder incrível, aqui o simples vale mais, coisas do cotidiano quando o noivo ou a noiva eram crianças, experiências que você viveu junto com um deles, dificuldades que enfrentaram juntos. Qualquer coisa que faça a pessoa se lembrar de quanto tempo vocês se conhecem é válido.

Vou inventar alguns exemplos para te inspirar;

"Lembra quando viajamos pra Trindade e ficamos ilhados, sem telefone para avisar os nossos pais que estava tudo bem? Nós ficamos desesperadas, e o medo da cinta da dona Maria, sua mãe? rsrsrs... Eu nem imaginava que você se tornaria a mulher que é hoje, forte, segura de si, realizando aquele sonho que você tinha de se casar com o príncipe encantado..."

"Eu nunca te contei, mas sua mãe me chamou de canto um dia pra me dizer o quanto ela ficou orgulhosa de você quando você passou no vestibular, ela pensou que você não ia conseguir, mas você surpreendeu todo mundo, você conseguiu, você foi morar fora, você me ligava chorando de saudades da sua família, lembra disso? Hoje você é...."


Procure metáforas


Metáforas são maneiras excelentes para falar sobre temas complicados. No vídeo abaixo vocês podem ver o celebrante falando de problemas que o casal pode, talvez, enfrentar na vida conjugal e que na verdade os noivos podem vê-los como oportunidades, através de uma metáfora, da árvore que cai na floresta:



Esta mesma metáfora pode ser usada para quando o noivo ou a noiva perdeu algum parente querido, um pai ou uma mãe. Quando perdemos o pai ou a mãe, sabemos que vamos enfrentar grandes dificuldades da vida sem o apoio, ou conselhos, daquele que se foi, ou seja, estamos um pouco mais sozinhos. Isso é ruim, se sentir sozinho é ruim, mas ao mesmo tempo é uma oportunidade para amadurecermos, para nos tornarmos ainda mais responsáveis pelas nossas decisões, mais maduros e adultos. Se seu pai te ajudava todos os anos a fazer o imposto de renda, se ele te dava dicas sobre onde investir aquele dinheirinho que sobrava no final do mês, e de repente ele se foi. Você então vai ter que aprender sobre investimentos, sobre imposto de renda, vai ter que desenvolver estas novas habilidades.

Procure se lembrar se teve algum evento na vida dos noivos que marcou profundamente, e lembrem eles de que eles foram capazes de superar o desafio, de que saíram mais fortes, e que agora estão constituindo sua própria família e que os que estão por vir (ou já vieram) os filhos, estão contando com eles assim como eles contaram com os antepassados, mas agora eles estão mais fortes, como o avô era, como o pai era, como a avó era, ou a mãe era.


A data e o local do casamento


Será que os noivos quebraram a cabeça sobre a data e sobre o local do casamento? Quase nada né, rsrs. Com certeza eles visitaram dezenas de espaços, receberam cotações, negociaram, pensaram em toda a logística, pensaram no dia certo que fosse bom para todos e que tivesse significado para eles.

Esses são assuntos bons também para uma mensagem aos noivos. Você pode escrever para eles falando sobre o primeiro dia que vocês se conheceram, ou quando você viu ele ou ela bebê no hospital, sobre o local onde vocês se conheceram, e como foi surpreendente a trajetória que ele ou ela tiveram desde aquele dia.

Verifique se o local do casamento ou se a data escolhida tem a ver com alguma coisa importante para eles também, algum significado especial.



Escrever e coçar é só começar


gif

Comece a escrever, não hesite, pegue a primeira ideia e coloque no papel. Depois disso entre nos detalhes, se aprofunde nos detalhes para dar mais vida ao texto e deixe fluir. Retomando o exemplo das amigas que ficaram ilhadas em Trindade na adolescência;

"Aquele dia que ficamos ilhadas em Trindade..." Lembra que roupa vocês usavam na época? Alguma mochila engraçada? Calças rasgadas? Algum ítem que estava na vigem que foi desnecessário? Exemplo; "você levou aquele secador de cabelo gigante na minha mochila, sendo que lá nem tinha energia elétrica, você sempre prevenida demais...deixe a vida fluir, agora você tem o príncipe encantado ao seu lado, um parceiro para a vida..."


O papel é importante


Você pensou em qual presente comprar, você comprou o presente, pensou no embrulho do presente, teve todo o trabalho de ir até a loja, de embrulhar, carregar até o local do casamento, etc... E vai escrever sua mensagem pra eles num sulfite A4 comum?

Prefira um papel vergê 120g que não seja branco, escolha uma boa caneta sem micro falhas para escrever esta mensagem tão importante. Acredite tem muita gente por aí que guarda esses papeis por anos e anos, então prefira algo clássico, pense com carinho em cada detalhe, pois desta forma você estará demonstrando que aquela pessoa é importante pra você, que você valoriza aquela união.


© 2020 por Daniel Santos - celebrante profissional de casamentos. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 32.860.139/0001-00

  • Daniel Santos Celebrante
  • Daniel Santos ubatuba