Porque o mestre de cerimônias para casamento é chamado de celebrante?
Esse nome celebrante de casamentos, ou celebrante social, foi convencionado no setor de casamentos há mais de 10 anos atrás por quem vive dos casamentos, para diferenciar essa nobre função.
O termo mestre de cerimônias é usado para eventos corporativos e sociais onde essa figura do narrador é necessária.
Já no casamento social, civil ou religioso, a narração não é bem vista. Já pensou você estar numa cerimônia de casamento e a pessoa pega o microfone e diz;
"Senhoras e senhores, agora vamos soltar a música "marcha nupcial" para que a noiva Fulana de Tal faça a sua entrada primorosa, pelo corredor central, pedimos a todos que fiquem de pé.."
Não faz muito sentido, não é mesmo?
Porque? Porque todos já sabem que quando a marcha nupcial começa a tocar é a entrada da noiva.
Uma narração detalhista como essa, formal, pode até estragar o clima do casamento, a surpresa, a expectativa.
Por isso o trabalho do celebrante é diferente do mestre de cerimônias.
Quem é mestre de cerimônias pode celebrar casamentos?
Claro que sim!
Qualquer pessoa pode celebrar um casamento social, mesmo não sendo mestre de cerimônias. Isso porque a cerimônia social é focada na história dos noivos, e não tem efeito civil nem cunho religioso.
Se você precisa de ajuda para celebrar um casamento social, veja o meu treinamento clicando aqui.
Se o casal quiser casar com efeito civil, eles podem se deslocar até o cartório mais próximo da residência deles e casar. Se for conversão de união estável, que é declaratória, em casamento civil, é ainda mais fácil.
Veja esse artigo sobre como casar no civil!
E se o casal quiser um casamento religioso, então o celebrante será um padre, um pastor, ou o líder religioso autorizado pela religião a qual os noivos pertencem.
Nesse caso, para ter um casamento religioso os noivos devem procurar a sua comunidade religiosa e se informar de como eles devem proceder para terem um casamento religioso.
Fui convidado a celebrar um casamento, o que fazer?
Se você foi convidado ou convidada a celebrar um casamento de amigos, parentes e não sabe o que fazer, você pode investir numa nova profissão que é a de celebrante social de casamentos, fazendo a formação da Universidade do Celebrante, clicando aqui!
Assim você terá uma nova profissão, e uma nova fonte de renda, num mercado que nunca entra em crise.
A primeira crise do mercado de casamentos foi a crise do coronavírus, mas a chance disso acontecer de novo é mínima, não é mesmo?
Ou então... se você procura orientações para celebrar um único casamento, e não vai fazer disso a sua profissão, só precisa de ajuda mesmo, nós temos o: