top of page
Veja neste artigo os principais tipos de casamentos; civis, religiosos, simbólicos, sociais, vintage, temáticos, simples e muitas outras opções que vocês noivos possuem.

Os casamentos são eventos muito especiais na vida de qualquer pessoa. São ocasiões em que as pessoas celebram o amor e a união com seus entes queridos. Há diversos tipo de casamento, cada um com suas próprias características e significados.


Então neste artigo, vamos comparar os diferentes tipo de casamento para que você possa escolher o que melhor se adequa às suas necessidades.



tipo de casamentos
Assinando casamento civil


Casamentos simples


Os casamentos simples são aqueles que não requerem muita cerimônia ou preparação. Geralmente, os noivos optam por este tipo de casamento para evitar o stress e a pressão que podem vir com os casamentos mais tradicionais.


No entanto, isso não significa que os casamentos simples sejam menos especiais ou significativos. Na verdade, muitas vezes, eles são mais íntimos e pessoais, permitindo que os noivos se concentrem mais na relação do que na celebração.


Casamento temático


Os casamentos temáticos estão se tornando cada vez mais populares, pois eles permitem que os noivos expressem sua personalidade e criatividade.


Primeiramente, existem muitos tipos diferentes de casamentos temáticos que você pode escolher, dependendo do seu estilo e do que você quer para o seu grande dia. Aqui estão algumas das principais opções:



casamento vintage
Casamento Temático Vintage


Casamento vintage


Se você é apaixonado por tudo o que é retrô, um casamento vintage pode ser perfeito para você. Então, pense em todos os detalhes, desde a roupa dos noivos até a decoração da festa.


Além disso, você pode até mesmo alugar um carro antigo para levar os convidados para o local do evento!


Casamento náutico


Um casamento náutico é ideal se você ama o mar ou vive perto de uma praia. Você pode ter a cerimônia na areia e decorar a festa com conchas e outros objetos marinhos.


Ainda mais, as roupas dos noivos também podem ser temáticas, com as mulheres vestindo vestidos de verão e os homens usando camisas havaianas.


Casamento medieval


Se você sempre sonhou em ser uma princesa ou um cavaleiro, um casamento medieval pode tornar seus sonhos realidade. Tudo na festa – desde a roupa até a decoração – será inspirado na Idade Média. Então, prepare-se para uma experiência totalmente imersiva!


Casamento Bollywood


Se você adora filmes indianos, um casamento Bollywood é perfeito para você. Tudo será colorido e cheio de energia, desde as roupas dos noivos até a música e a dança.


Além disso, você pode até contratar coreógrafos profissionais para ensinar os convidados a dançar antes da cerimônia!


Cerimônia religiosa x Civil


A diferença entre uma cerimônia religiosa e um casamento civil é que a cerimônia religiosa é realizada por um sacerdote ou pastor da igreja e o casamento civil é oficializado pelo juiz de paz.


Portanto, a principal diferença é que, na cerimônia religiosa, o casamento é considerado sagrado e, portanto, a união dos dois cônjuges têm um significado mais profundo. Já no casamento civil, a união é considerada apenas uma relação jurídica.



Simbólico x Cerimônia religiosa


Os casamentos simbólicos e religiosos são dois tipos diferentes de casamento. Os casamentos simbólicos também são chamados de casamentos sociais.


A principal diferença entre os dois é que um casamento simbólico não é vinculado a uma religião, enquanto um casamento religioso é realizado em conformidade com os rituais e a crença da religião do casal.


Portanto, outras diferenças incluem o significado do casamento, os preparativos para o casamento e a maneira como o casamento é celebrado.


Um casamento simbólico pode ser realizado por qualquer pessoa que ocasionalmente seja designada para conduzir o evento, como um celebrante social, amigo ou membro da família.


No casamento religioso, um sacerdote, pastor ou outro líder religioso podem oficializar um casamento. Ocasionalmente, um bispo pode oficiar um grande casamento católico.


Além disso, nos casamentos religiosos, existem alguns rituais que são obrigatórios. Segundo a crença, apenas um líder religioso com autoridade pode realizar esses rituais e apenas na igreja da mesma religião.


O significado de um casamento simboliza o amor e compromisso entre duas pessoas que desejam passar o restante de suas vidas juntas. Então, para algumas pessoas, esse tipo de compromisso também representa uma união entre duas famílias.


No entanto, nem todas as pessoas participam de um casamento para fins de união familiar - muitas podem fazê-lo somente pela espiritualidade do ato relacionado com a união de duas mentes e almas.


Civil x Simbólico


Os tipo de casamentos civil e simbólico são muito diferentes. O casamento civil é um contrato legal que é reconhecido pelo estado e têm certos direitos e obrigações.


Porém, o casamento simbólico não é um contrato legal, mas sim um compromisso que os noivos fazem perante a sociedade e amigos.


Então, os dois tipo de casamento têm suas vantagens e desvantagens, mas no final, cabe aos noivos decidirem qual o melhor para eles.



Tipo de casamentos no civil: Regime de bens


Existem três tipos de regimes de casamento no civil: o regime da comunhão parcial de bens, o regime da separação total de bens e o regime da comunhão universal de bens.


Cada regime tem suas próprias regras sobre como os bens são divididos entre os cônjuges em caso de divórcio. Aqui está um breve resumo de cada regime:


Regime da comunhão parcial de bens


Neste regime, os bens adquiridos durante o casamento são divididos entre os cônjuges caso eles se divorciem um dia.


Esse é o tipo de casamento padrão do cartório, caso vocês não façam um acordo ante-nupcial no cartório de notas, esse vai ser o regime de bens de vocês.


Mas o meu conselho pra vocês é que vocês consultem, juntos, um advogado para entender qual o melhor tipo de casamento pra vocês.


Regime da separação total de bens


Neste regime, os bens adquiridos durante o casamento são considerados propriedade do cônjuge que os adquiriu e não podem ser divididos na divisão dos bens.


Isso significa que, se um casal se divorciar, apenas os bens adquiridos pelo cônjuge antes do casamento ou por herança serão divididos entre eles.


Existe também o regime de separação legal de bens, quando um dos cônjuges tem mais de 60 anos, por força de lei, o regime é o de separação legal.


Regime da comunhão de universal de bens


Este é o regime onde todos os bens adquiridos pelos cônjuges antes e durante o casamento são considerados propriedade conjunta e serão divididos igualmente se eles se divorciarem.



casamento civil no cartório
Casamento com juiza de paz no cartório


Vantagens e desvantagens do tipo de casamentos civil


Casamento no civil - Vantagens:


1. O casamento civil é um tipo de casamento mais simples e menos caro do que outros tipo de casamentos.

2. O casamento civil não requer uma cerimônia religiosa ou outro tipo de cerimônia, o que pode ser uma vantagem para algumas pessoas.

3. O casamento civil geralmente é mais rápido e mais fácil de obter do que outros tipo de casamentos.

4. Ocasionalmente, o estado oferece incentivos para as pessoas que se casam civilmente, como descontos em impostos ou outras vantagens.

5. Ocasionalmente, as pessoas podem se beneficiar de segurança jurídica adicional ao serem casadas civilmente em relação a determinados assuntos, como herança e direitos à previdência social.


Casamento no civil - Desvantagens:


1. Algumas pessoas podem ver o casamento civil como um tipo de “casamento menor”, pois não envolve uma cerimônia religiosa ou outro tipo de solene celebração.


2. Dependendo do estado onde você reside, as regras para um casamento civil podem ser bastante exigentes e você pode ter que cumprir requisitos antes de se qualificar para se casar civilmente.


Qual é o tipo de casamentos mais caro?


O tipo de casamentos mais caro geralmente é o tradicional. Isso porque ele envolve muitos preparativos e custos, como a locação de um espaço para a cerimônia e a festa, além dos vestidos e trajes dos noivos e convidados.


No entanto, existem outros fatores que podem influenciar o preço do seu casamento, como o número de convidados, o local da cerimônia e da festa, entre outros.


bottom of page