Com o advento, a evolução e a democratização da Internet, namorar a distância se tornou comum. Pessoas de todas as idades podem conhecer gente nova e criar relacionamentos significativos com a ajuda das redes sociais, dos aplicativos de mensagens e, principalmente, das chamadas de vídeo.


Desta maneira, mais um fenômeno da nossa vida moderna é o casamento entre pessoas que se conheceram pela Web.


Além disso, estas tecnologias também tornaram possível que relacionamentos que se iniciaram tradicionalmente continuem, com muito mais proximidade, mesmo se um dos parceiros precisar se mudar.


Os aplicativos ajudam os casais que moram em cidades distantes a manterem viva a chama de seu amor, até que possam novamente ficar juntos.


No entanto, mesmo com o apoio de todas estas maravilhas da vida moderna, ainda assim, o namoro a distância é repleto de desafios. Só quem passa ou já passou por esta situação sabe como alguns dias são difíceis. Por isso, os casais que decidem lutar pelo amor e namorar a distância, com o desejo de construir uma vida juntos, precisam estar preparados para superar todos os obstáculos que podem vir junto com este novo estilo de vida.


Pensando nisso, preparamos um artigo inteiramente dedicado ao assunto. Se você namora a distância ou está pensando em se comprometer com um relacionamento assim, continue lendo!


Principais desafios de namorar a distância


Relacionamentos, por si só, não são feitos somente de flores. Mas os relacionamentos a distância trazem consigo um panorama particularmente desafiador.


Não é à toa que muitos amigos e familiares desaprovam ou veem com ceticismo as tentativas de namorar a distância de casais separados pelas circunstâncias da vida.


Todo relacionamento tem seus altos e baixos, a diferença é que no namoro a distância novos problemas surgem ou são potencializados, e outros podem ser mais difíceis de contornar.


No entanto, um casal comprometido com o sucesso da relação é sim capaz de superar as dificuldades.


E para aumentar suas chances de sucesso, nada melhor do que estar bem informado. Por isso, separamos algumas das principais dificuldades que surgem neste tipo de relacionamento.


Assim você e sua alma gêmea podem se preparar e enfrentar a distância com mais tranquilidade!


Falta de comunicação


A maior fonte de problemas em um relacionamento a distância é a falta de comunicação. Para o relacionamento ser saudável e suportar as dificuldades produzidas pelo afastamento físico, é necessário que ambos sejam honestos e estejam sempre comprometidos a escutar o outro com o coração aberto.


É normal que muitos casais prefiram evitar discutir assuntos difíceis, para não prejudicar a qualidade do tempo que passam juntos virtualmente. No entanto, esta é a receita para alimentar problemas de confiança e ciúmes, como veremos mais adiante.


Ciúmes e falta de confiança


Em maior ou menor grau, o ciúme está presente em todos os relacionamentos. Ele é uma reação normal, mas deve ser controlado a fim de manter a saúde da relação. No entanto, quando se namora a distância, há uma tendência a deixar este sentimento sair do controle.


Como os parceiros passam muito tempo sozinhos e não é possível acompanhar de perto a rotina, as amizades e o estilo de vida do cônjuge, muita gente acaba se deixando levar pela imaginação. Com isso, conflitos evitáveis podem tomar grandes proporções e prejudicar a relação de forma permanente.


É preciso que exista confiança mútua entre o casal, para que estas emoções negativas não tenham um peso maior do que o amor.


Solidão


Todos nós precisamos de afeto. E não só o afeto psicológico, mas também o físico. Abraços, beijos, cafuné e todo tipo de toque transmitem sensações que aumentam a ligação e reforçam os laços do casal.


Sem este elemento, é comum que a solidão afete pelo menos um dos parceiros de tempos em tempos. Mesmo que ambos passem 24 horas por dia conectados, a falta do contato físico pode pesar e causar uma certa angústia, bem como uma sensação de afastamento.


Ambos precisam estar conscientes desta possibilidade e preparados para auxiliar o parceiro a passar por estes momentos difíceis quando um encontro for de fato impossível. Palavras carinhosas, videochamadas e muito apoio são a receita para superar estas fases.


Tempo e fuso horário


O tempo tem se tornado cada vez mais escasso para todos nós. Ao mesmo tempo em que as tecnologias tornam nossas vidas mais práticas, elas também parecem acelerar a passagem do tempo, e com isso, entre trabalho, estudo e autocuidado, torna-se cada vez mais difícil encaixar na rotina todas as atividades que desejamos.