Com o advento, a evolução e a democratização da Internet, namorar a distância se tornou comum. Pessoas de todas as idades podem conhecer gente nova e criar relacionamentos significativos com a ajuda das redes sociais, dos aplicativos de mensagens e, principalmente, das chamadas de vídeo.


Desta maneira, mais um fenômeno da nossa vida moderna é o casamento entre pessoas que se conheceram pela Web.


Além disso, estas tecnologias também tornaram possível que relacionamentos que se iniciaram tradicionalmente continuem, com muito mais proximidade, mesmo se um dos parceiros precisar se mudar.


Os aplicativos ajudam os casais que moram em cidades distantes a manterem viva a chama de seu amor, até que possam novamente ficar juntos.


No entanto, mesmo com o apoio de todas estas maravilhas da vida moderna, ainda assim, o namoro a distância é repleto de desafios. Só quem passa ou já passou por esta situação sabe como alguns dias são difíceis. Por isso, os casais que decidem lutar pelo amor e namorar a distância, com o desejo de construir uma vida juntos, precisam estar preparados para superar todos os obstáculos que podem vir junto com este novo estilo de vida.


Pensando nisso, preparamos um artigo inteiramente dedicado ao assunto. Se você namora a distância ou está pensando em se comprometer com um relacionamento assim, continue lendo!


Principais desafios de namorar a distância


Relacionamentos, por si só, não são feitos somente de flores. Mas os relacionamentos a distância trazem consigo um panorama particularmente desafiador.


Não é à toa que muitos amigos e familiares desaprovam ou veem com ceticismo as tentativas de namorar a distância de casais separados pelas circunstâncias da vida.


Todo relacionamento tem seus altos e baixos, a diferença é que no namoro a distância novos problemas surgem ou são potencializados, e outros podem ser mais difíceis de contornar.


No entanto, um casal comprometido com o sucesso da relação é sim capaz de superar as dificuldades.


E para aumentar suas chances de sucesso, nada melhor do que estar bem informado. Por isso, separamos algumas das principais dificuldades que surgem neste tipo de relacionamento.


Assim você e sua alma gêmea podem se preparar e enfrentar a distância com mais tranquilidade!


Falta de comunicação


A maior fonte de problemas em um relacionamento a distância é a falta de comunicação. Para o relacionamento ser saudável e suportar as dificuldades produzidas pelo afastamento físico, é necessário que ambos sejam honestos e estejam sempre comprometidos a escutar o outro com o coração aberto.


É normal que muitos casais prefiram evitar discutir assuntos difíceis, para não prejudicar a qualidade do tempo que passam juntos virtualmente. No entanto, esta é a receita para alimentar problemas de confiança e ciúmes, como veremos mais adiante.


Ciúmes e falta de confiança


Em maior ou menor grau, o ciúme está presente em todos os relacionamentos. Ele é uma reação normal, mas deve ser controlado a fim de manter a saúde da relação. No entanto, quando se namora a distância, há uma tendência a deixar este sentimento sair do controle.


Como os parceiros passam muito tempo sozinhos e não é possível acompanhar de perto a rotina, as amizades e o estilo de vida do cônjuge, muita gente acaba se deixando levar pela imaginação. Com isso, conflitos evitáveis podem tomar grandes proporções e prejudicar a relação de forma permanente.


É preciso que exista confiança mútua entre o casal, para que estas emoções negativas não tenham um peso maior do que o amor.


Solidão


Todos nós precisamos de afeto. E não só o afeto psicológico, mas também o físico. Abraços, beijos, cafuné e todo tipo de toque transmitem sensações que aumentam a ligação e reforçam os laços do casal.


Sem este elemento, é comum que a solidão afete pelo menos um dos parceiros de tempos em tempos. Mesmo que ambos passem 24 horas por dia conectados, a falta do contato físico pode pesar e causar uma certa angústia, bem como uma sensação de afastamento.


Ambos precisam estar conscientes desta possibilidade e preparados para auxiliar o parceiro a passar por estes momentos difíceis quando um encontro for de fato impossível. Palavras carinhosas, videochamadas e muito apoio são a receita para superar estas fases.


Tempo e fuso horário


O tempo tem se tornado cada vez mais escasso para todos nós. Ao mesmo tempo em que as tecnologias tornam nossas vidas mais práticas, elas também parecem acelerar a passagem do tempo, e com isso, entre trabalho, estudo e autocuidado, torna-se cada vez mais difícil encaixar na rotina todas as atividades que desejamos.


Por isso, muitos casais que têm vidas mais agitadas acabam sendo prejudicados pela falta de tempo. Muitos podem acabar ficando dias sem uma boa conversa. É preciso priorizar o parceiro e criar conscientemente oportunidades de conexão, para manter a saúde do relacionamento.



namorar a distância
Casal mantendo a relação saudável


Benefícios de namorar a distância


Mas nem só de obstáculos é feito um relacionamento a distância. Uma pesquisa do Journal Of Comunication revelou que casais em namoros remotos não só podem ser tão satisfeitos quanto os casais que convivem no dia a dia, como muitas vezes são mais felizes e realizados com a relação. Além disso, estes parceiros tendem a oferecer maior grau de dedicação aos seus relacionamentos, sem se sentirem presos.


Entre as vantagens de namorar a distância, está a construção de um conhecimento maior acerca do outro. Isso acontece porque a rotina destes casais geralmente envolve muito mais conversa, uma vez que não tem a interferência da televisão e de outras distrações do cotidiano.


Quando você está em contato com seu parceiro ou parceira, dedica sua atenção inteiramente a ele ou ela. E a forma mais comum de interação é justamente a conversa.


Outra vantagem é que os casais em namoro a distância não caem na armadilha de abandonar amizades e outras relações, bem como os interesses pessoais, como é comum no namoro presencial. A distância ajuda a fomentar a prática saudável de manter a vida pessoal.


Além disso, quando acontecerem seus encontros, ambos estarão muito mais animados para se verem. Assim, vocês dois valorizarão muito mais o tempo que passam juntos.


Ou seja, mesmo com as dificuldades e problemas que podem surgir em um relacionamento a distância, se os dois parceiros estão comprometidos a fazê-lo funcionar, as perspectivas são otimistas e pode haver um futuro doce e brilhante à frente.


Quer saber como ter um namoro a distância de sucesso? Veja a seguir nossas dicas:


Dicas para quem namora a distância


São muitas as dificuldades dos relacionamentos a distância. Mas com algumas dicas simples, é possível afastar os problemas e ter um namoro pleno e feliz!


Não deixe cair na rotina


Muitos casais optam por ter um horário marcado para se falar todos os dias. Esta prática realmente facilita o contato e evita que se passem longos períodos de isolamento. Contudo, podem tornar o relacionamento entediante e até um tanto burocrático e cansativo.


O que realmente cria a cola de um relacionamento são as pequenas coisinhas do dia a dia. Por isso, ambos devem sempre procurar fazer outros contatos espontâneos, diariamente. Aproveite todas as vantagens da tecnologia!


Envie fotos, crie vídeos, mande um áudio com uma bela gargalhada, encaminhe uma música que você acha que seu parceiro vai gostar.


Crie pequenas experiências que os deixem unidos todos os dias.


Marque encontros a distância


Não é porque vocês não estão lado a lado ou não podem se divertir juntos.


Vocês podem assistir a filmes, fazer jantares, jogar ou fazer uma trilha lado a lado, virtualmente. Todas estas atividades ajudam a reforçar os laços entre vocês e a criar momentos significativos, mesmo a distância.


Conversem sobre suas expectativas


Muitos são os motivos que podem originar um namoro a distância. Pode ser um novo trabalho, uma mudança da família, uma oportunidade de estudos, um visto expirado ou até mesmo um relacionamento que já começou de longe.


Seja qual for a razão de você namorar a distância, é importante que vocês conversem sobre as expectativas de cada um.


Isso ajuda a gerar mais confiança e a criar um ambiente mais confortável, onde ambos têm suas necessidades atendidas. Por exemplo:


• Existem acordos sobre lugares e atividades que algum dos dois não se sinta confortável com o outro frequentando?

• Com que periodicidade vocês poderão se encontrar fisicamente e onde?

• Quem vai custear os deslocamentos para encontros?

• Existe uma previsão de quanto tempo o afastamento irá durar?

• O que pode ser feito para abreviar o período a distância?


Pensem sobre tudo o que for importante para o relacionamento, e sobre seus próprios limites pessoais para criar as bases de uma confiança sólida, que vai sustentar toda a relação.


Encontrem-se pessoalmente regularmente


Se encontrar pessoalmente pode ser muito difícil, mas é importante tentar fazer com que isso aconteça. Estes encontros reforçam os laços e reafirmam a confiança dos dois. Além disso, é uma excelente oportunidade de criar memórias e demonstrar afeto de outras formas.


O ideal é que vocês estabeleçam uma regularidade que seja viável para ambos, e que se planejem para não deixar falhar. O compromisso de fazer estes encontros acontecerem é essencial para reforçar a confiança.


Priorizem seu tempo juntos, virtual e presencialmente


É muito importante criar tempo para dedicar ao seu parceiro. Evite se distrair com outras coisas quando estiverem conversando remotamente e garanta que pelo menos uma ou duas vezes na semana vocês tenham um período de maior disponibilidade para darem atenção um ao outro por mais tempo.


Quando se encontrarem, especialmente se quem viajou para o reencontro vá reencontrar também amigos e familiares, é muito importante criar uma agenda que permita priorizar o tempo com o seu parceiro.


Embora outras pessoas também mereçam matar a saudade, o casal precisa ter um bom tempo de qualidade para passar a sós.


Pedido de casamento virtual


O curso natural de muitos namoros a distância é o casamento. Com ele, o casal pode matar a saudade e finalmente realizar o desejo de viver juntos. Mas nem sempre é possível fazer o pedido em pessoa.


Nestas situações, entra em cena o pedido de casamento virtual, que pode ser tão bonito quanto o tradicional.


Você pode fazer deste um momento a dois ou incorporar em um evento familiar, contando com a ajuda de parentes e amigos. Veja algumas ideias:


• Se vocês costumam interagir com seus amigos e familiares online, em uma noite de jogos a distância, adicione a pergunta “Quer se casar comigo?” à dinâmica.

• Sua alma gêmea adora redes sociais? Que tal usá-las para fazer o grande pedido? Você pode fazer uma live, ou gravar e postar um vídeo, escrever em um mosaico de posts, use a imaginação.

• Que tal enviar o pedido? Pode ser por carta, ou junto com um presente, bem como contando com a ajuda de amigos em um momento de reunião, para envolver suas pessoas queridas no momento.

• Faça um jantar romântico a distância. Peça ajuda de alguém para levar seu parceiro a um lugar especial e arrumar um belo e romântico jantar, somente para vocês dois. Durante a sobremesa, peça para entregarem a aliança e faça o pedido.



destination wedding organizado
Mala pronta para um casamento distante


Como organizar um casamento com viagem - Destination Wedding


Pedido aceito, chegou a hora de finalmente marcar o casamento. Mas como fazer se as famílias também estão distantes?


A melhor solução é optar por um Destination Wedding! Um casamento mais intimista, onde apenas uma seleta lista de convidados e os noivos viajam para uma paisagem paradisíaca a fim de oficializarem sua união.


O primeiro passo para organizar um casamento com viagem é analisar o orçamento e escolher o local. Muitas vezes o Destination Wedding é até mais econômico que uma cerimônia com festa tradicional, para muitos convidados.


Praias são excelentes opções para este tipo de celebração. Elas oferecem um ambiente romântico e uma paisagem que exige pouca ou nenhuma decoração para ficar estonteante nas fotos. Além disso, é possível aproveitar a hora dourada para capturar lindas imagens.


O casal deve se atentar também às opções de hospedagem. Muitas vezes, é possível realizar a recepção no próprio hotel onde noivos, família e amigos estão hospedados.


Além disso, caso parte da família venha de outro país, é indispensável ter um celebrante que possa realizar a cerimônia em outro idioma, para que todos possam participar por inteiro do momento.


Para facilitar a logística, o ideal é contar com o apoio de uma empresa que auxilie na seleção de fornecedores e que tenha prática em Destination Weddings. Assim, toda a experiência será muito mais tranquila.


Se você precisa de ajuda para organizar o seu Destination Wedding, clique e veja nosso post com algumas opções de pacotes de casamento na praia!