google-site-verification=0qi4LwzRKf3u1VUDS4f-kKDJeNbmEC_Fy2ymLJLHkwU Celebrar casamento | Dicas de um celebrante profissional

Celebrar casamento

Você foi convidado para celebrar um casamento e está pesquisando na internet pra fazer bonito lá no dia? Parabéns pela sua atitude, isso mostra que você tem realmente muita consideração pelos noivos e se importa para que este dia fique marcado no coração de todos!

E seja bem vindo a esta página, pois você está no lugar certo. Eu sou Daniel Santos, vivo de celebrar casmentos aqui em Ubatuba SP, isso mesmo, eu moro na praia, pago meu aluguel, a comida do meu filho, com o dinheiro que ganho celebrando casamentos. Eu vou te ensinar um passo-a-passo para você celebrar o casamento dos seus amigos de uma maneira inesquecível!

Porque você vai me ensinar?

Você é esperto/esperta e deve estar se perguntando: "se ele vive disso, porque vai me ensinar?".

Porque você não é meu concorrente. Você não é um celebrante profissional, você é amigo dos noivos e eles querem que seja você o celebrante deste dia. Eles nem cotaram o serviço de celebrante profissional, ou seja, minhas chances são 0. Porque eu vou remar contra a maré?

Eu vou remar a favor da maré te ensinando todos os segredos de como realizar uma celebração de casamento inesquecível e em troca eu vou ganhar um seguidor no Instagram, uma pessoa que de tempos em tempos vai acessar meu site pra ver as novidades, e isso vai me ajudar a aparecer mais no Google para os noivos que querem contratar um celebrante profissional ;) entendeu ? Então vamos iniciar nosso ganha-ganha, se você puder por gentileza me seguir nos Instagram, este é o meu perfil:

Passo a passo do casamento

A primeira dúvida que deve ter surgido na sua cabeça é sobre o que vai contecer antes, durante e depois do seu discurso, para conseguir celebrar o casamento de maneira orgânica, fluida, é preciso ter sempre em mente qual é a sequência de acontecimentos de um casamento dito "tradicional". Aqui está a sequência mais tradicional para as entradas de um casamento:

  1. Entrada do noivo

  2. Entrada dos padrinhos

  3. Entrada da florista

  4. Entrada da noiva

  5. Discurso inicial do celebrante

  6. Entrada das alianças

  7. Discurso sobre as alianças

  8. Pergunta solene ao casal

  9. Troca de votos

  10. Troca das alianças

  11. Assinatura de um termo social simbólico

  12. Discurso de encerramento

  13. "Vocês são marido e mulher, podem se beijar"

 

Alguns esclarecimentos sobre essas entradas:

Sobre a entrada da noiva, a dica é; conte sempre com a ajuda de uma cerimonialista, alguém que vai ficar nos bastidores cuidando da florista, das daminhas, organizando a fila dos padrinhos, o celebrante não pode se envolver nisso, por mais que você seja amigo de todo mundo ali, se você for lá organizar as coisas vai ficar informal demais, pode virar bagunça. As entradas só se iniciam quando a noiva chega no recinto de onde será o casamento e fica "escondida" dentro do carro. Isso evita toda aquela tensão de "cadê a noiva", "será que aconteceu alguma coisa?". E evita também que você fique em pé, cansado/tenso sem necessidade.

Sobre a pergunta solene, é quando você pergunta aos noivos se é de livre e espontânea vontade que se casam. Quando o casamento tem efeito civil, efeito jurídico, tem algumas burocracias envolvidas na pergunta, mas como no seu caso não vai ter, pode formular a pergunta da maneira que quiser. Lembre-se que não se faz mais a pergunta "se alguém tem alguma coisa contra este casamento, que fale agora ou cale-se para sempre" isso não existe mais, essa pergunta foi substituída pelo período de proclamas feito no cartório civil.

Essa declaração final, "podem se beijar" deve ser feita com vigor, é a hora que todo mundo aplaude, que os noivos tascam aquele beijo cinematográfico. O cuidado aqui é de dizer que eles podem se beijar, tirando o protagonismo do homem que vai beijar a mulher, evitando assim conflitos sobre questões de gênero não usando a frase "pode beijar a noiva".

Você não pode dizer "em nome das leis, em nome dos poderes a mim conferidos, eu vos declaro marido e mulher" porque você não tem autoridade legal para isso. Se tiver algum dono de cartório passando pelo recinto você vai ter problemas legais. Mas você pode dizer "em nome das forças da natureza que nos cercam" ou então se você é religioso e sente que pode dizer isso "em nome de Deus eu vos declaro marido e mulher". Nesse último caso depende da sua relação com Deus, e não sou eu quem vai dizer se você pode ou não dizer isso.

Musica casamento

Se você ficou a cargo também das músicas que serão usadas nas entradas do casamento, te sugerimos uma relação completa de músicas nacionais e internacionais que podemos te enviar por e-mail, juntamente com:

+ Modelo para termo social de casamento
+ Relação de músicas para as entradas
+ Vídeo com cerimônia completa
e mais dicas!
Conhecer o site de Daniel Santos, celebrante profissional
www.celebranteubatuba.com